Domingo, 28 Abril 2024

R.I.P.

O moribundo dá seu último suspiro, mas não morre em vão - com bruxas e fantasmas soltos pelo mundo, outubro dá a largada para o final do ano. O melhor ainda está por vir. O Halloween é uma forte tradição americana: apesar de transferirem quase todos os feriados para a segunda-feira, o Halloween não muda, fica enterrado no dia 31; mesmo ocorrendo na segunda-feira, não é antecipado para o domingo. Os miniônibus da Amazon correm para todo lado, entregando as fantasias compradas online, ninguém quer usar a do ano passado, embora os super-heróis e as princesas sejam os mesmos.

*

Esse ano, para não variar, as fantasias mais vendidas foram o imbatível Homem Aranha, dinossauro (tenho pena das crianças), a turma do seriado Stranger Things, fadas e piratas Mas feiticeiras e vampiros não perdem a vez, comparecem a todos os eventos. De original já vi a peruca da Cruela e a Maribel do filme Encanto. Mas não só de fantasias e bruxas de verdade se faz um Halloween: o excesso de balas faz a alegria dos fabricantes e dos dentistas.

*

Embora não tenha Halloween no Brasil, vejo algumas semelhanças com nossas tradições. Na festa católica dos santos gêmeos Cosme e Damião, era costume as crianças baterem nas portas pedindo balas. Parou por quê? Nosso dia dos mortos em novembro deve ser resquício desse evento na Idade Média, como o Halloween. Se para nós o dois de novembro é um dia de preces, no México el dia de los muertos é uma grande festa, alegre e colorida. Cada povo faz suas adaptações e se ajeita como melhor lhes convém.

*

No Halloween as balas ganham a preferência nacional: $200 milhões vendidos a cada ano para o doce evento. Isso significa 12 quilos por pessoa/ano. A preferência nacional também não muda, ou seja, aproximadamente 16 bilhões de barrinhas do chocolate Snickers ou 158 trilhões da bala mais vendida, entra ano sai ano: a colorida candy corn kernel, ou grão de milho doce, porque imita um grão de milho. Segundo dados oficiais, uma família americana gasta em média $ 25.00 de balas no Halloween.

*

Onde vão parar os baldinhos transbordando balas açucaradas no final da festa? As balas na verdade transitam livremente entre as muitas festas, ou seja, o que as crianças trazem de um evento são distribuídas no evento seguinte, e assim por diante. Digamos, são recicláveis. Depois da festa, as preferidas são consumidas e as melhores são guardadas e/ou consumidas nos próximos dias. A maioria (e piores) acaba no lixo.

*

Melhor filme de Halloween: O estranho mundo de Jack. As jack-o'-lantern,, abóboras com vela dentro, também estão presentes em todos os eventos. Para os não iniciados, R.I.P. significa Rest In Peace, ou Descanse em Paz, as iniciais usualmente impressas nos túmulos. Segundo a tradição, os mortos deixam as catacumbas no Halloween, e a frase é usada para mandá-los de volta. Em paz!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/