domingo, dezembro 7, 2025
25.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

Rédeas do jogo

Com a disputa à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a todo vapor nos bastidores, começam a surgir cotados para a candidatura à presidência nomes ligados ao governador Paulo Hartung (PMDB). Assim, como uma arrumação no jogo, que já conta com o movimento independente de um grupo de 16 deputados, além das articulações do próprio presidente Theodorico Ferraço (DEM) e de Rodrigo Coelho (PDT). Também já entraram no circuito, como possíveis interessados na disputa, o líder do Governo Gildevan Fernandes (PMDB), Dary Pagung (PRP) e Erick Musso (PMDB). Todos chegados de Hartung, bem como o ex-secretário estadual Rodrigo Coelho, que acaba de retornar à Casa. A entrada dos aliados no processo é interpretada pelo mercado político como uma tentativa de tomar as rédeas das movimentações, que vêm ganhando adeptos. Eram oito deputados, agora já são 16 em articulação para impedir a quarta recondução de Theodorico à presidência. Ao pulverizar esses nomes, o governador passaria a ideia de que já tem a fórmula ideal para tirar Theodorico do caminho. Mas, por enquanto, parece difícil convencer os “rebeldes”. 
Mantra
Na nova rodada de palestras de Hartung com Associações de Empresários, nada de novo! Semana passada em Linhares (norte do Estado) e nesta quarta-feira (7) na Serra, repetiu que herdou o Estado com os cofres vazios e destacou as “soluções mágicas” de sua gestão. Único “quê a mais” na Serra: anfitrião empolgado resolveu lançá-lo a “futuro presidenciável”.
Mantra II
Hartung já tem até outro compromisso na agenda lotada de palestrante. Na próxima segunda-feira (12), será a estreia do tema “O desafio de gestão e da inovação no setor público em tempo de crise”. Às 14 horas, na abertura do Seminário de Orientação a Prefeitos do Tribunal de Contas do Estado.
Planos
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Carlos Casteglione (PT), sai da prefeitura no final deste ano mal das pernas. Mas já tem planos futuros: será candidato a deputado estadual em 2018. Até lá, resta saber onde ele terá abrigo para se projetar.
Sem convite
Na sessão desta quarta-feira (7) na Assembleia, em meio aos trabalhos legislativos, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) queixou-se com o colega de plenário Sérgio Majeski (PSDB) por não ter sido convidado para seu aniversário. E olha que o tucano fez duas festas, hein! Em Vitória e Santa Maria de Jetibá (região serrana), sua terra natal.
Sem convite II
Enivaldo não foi o único a ficar de fora. Majeski só teria convidado, entre os outros 29 parlamentares, as deputadas Eliana Dadalto (PTC) e Raquel Lessa (SD).
Barrados no baile
Por falar em convites, os servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) protestam nas redes sociais. A autarquia comemorou nesta quarta seus 60 anos, mas não convidou a maioria dos servidores, inclusive os de carreira. No Facebook, circulam fotos e vídeos de vários deles segurando uma folha: “Incaper 60 anos. Eu faço parte, mas não me chamaram para festa”. 
Equipe
Em Conceição da Barra (norte do Estado), o prefeito eleito Francisco Vervloet, o Chicão (PSDB), começa a definir os nomes de sua gestão. Cotado para a Secretaria de Desenvolvimento e Emprego é Jorge Alex, atuante na região e ex-secretário do Governo Vitor Buaiz.
Demandas
Ainda por lá, o deputado federal Marcus Vicente (PP) se reuniu com lideranças sobre destinação de emendas. Serão R$ 2 milhões para saúde; R$ 100 mil para Pestalozzi; e recursos para reforma do estaleiro e Estação de Tratamento de Efluentes no Assentamento Paulo Vinhas. Bem votado no município em 2014, Marcus Vicente apoiou o correligionário e vereador campeão de votos deste ano, Mateusinho do Povo.
Nas redes
“Para refletir: Ele já foi apontado por alguns setores e por parte da imprensa do seu estado, e até da imprensa nacional, como modelo de gestão a ser seguido e como possível presidenciável. Atualmente está preso no Complexo de Bangu!”. (Deputado estadual Sérgio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Tudo começa em mística e termina em política”. Charles Péguy

Mais Lidas