Segunda, 29 Abril 2024

​Reforma trabalhista e sindical, já!

O mundo do trabalho capixaba foi prestigiado no último dia 10 de julho, com a visita do ministro do Trabalho e Emprego, o experiente Luiz Marinho, que reuniu representantes de diversas categorias, centrais, sindicatos e parlamentares comprometidos com a valorização do trabalhador e das relações entre capital e trabalho.


Foi lembrado pelas lideranças sindicais que a reforma Trabalhista de 2017 retirou direitos e precarizou ainda mais as relações entre empregados e empregadores, que nunca foram justas para a maioria dos trabalhadores.

Debateu-se também a questão da terceirização, que foi muito ampliada, levando a uma precarização das relações de trabalho, com um processo de subcontratações, no campo e nas cidades, chegando a trabalhos análogos à escravidão, com uma total desvalorização das contratações e das relações de trabalho em todo Brasil.

Toda essa situação reforça ainda mais a necessidade da atuação das Comissões Nacional e Estaduais do Trabalho, de forma tripartite, composta por governos, trabalhadores e empregadores, para buscar um entendimento possível que facilite a tramitação no Congresso de uma proposta de revisão da reforma Trabalhista, construída pelas partes envolvidas nessa relação.

As novas tecnologias são muito bem-vindas para beneficiar a sociedade, reduzir a carga de trabalho imposta sobre os trabalhadores, inclusive com redução da jornada de trabalho, mas infelizmente, o que vivemos é uma apropriação desta tecnologia pelo capital, para reduzir direitos, eximir os empregadores de responsabilidades, reduzindo salários e ampliando as jornadas de trabalho já em péssimas condições para um trabalho digno.

Uma sociedade democrática e cidadã precisa refletir sobre isso: para que servem as novas tecnologias? Para trazer mais bem-estar para todos os cidadãos ou ampliar o sofrimento de quem trabalha e aumentar os lucros de quem emprega?

Toda a sociedade deve usufruir das novas tecnologias e se rebelar contra todas as formas de injustiças. Queremos uma tecnologia que atenda a sociedade e valorize a classe trabalhadora.

Nos garantiu o ministro, que o Ministério do Trabalho e Emprego, sob sua batuta, está trabalhando com todas as partes envolvidas para construir uma proposta que atenda às empresas e aos trabalhadores, um acordo possível, que trate também da questão da previdência e proteção social, que acabe com as jornadas extenuantes, evitando o risco de acidentes, e reconheça o devido valor do trabalho humano.

A exigência das lideranças sindicais é que o Brasil acompanhe os principais avanços apresentados no mundo, principalmente na Europa, e siga as orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) quanto ao respeito e valorização do trabalho humano.

No Brasil, temos uma dificuldade maior que é a correlação de forças entre as bancadas patronais e a bancada que defende os trabalhadores. Infelizmente, a classe trabalhadora brasileira ainda não compreendeu a importância de elegermos uma maioria de parlamentares comprometidos com o respeito e a valorização do trabalhador. Estamos avançando lentamente no processo democrático e a consciência de participar da vida política de nosso país e eleger seus legítimos representantes, avança a cada dia.

Por enquanto, devemos agradecer o empenho das lideranças e dos parlamentares comprometidos com nossa causa e aproveitar o momento para construir os avanços possíveis no respeito e valorização da nossa classe trabalhadora, que produz a riqueza da nossa sociedade, porém ainda pouco participa de sua distribuição.

Muito importante foi o ministro Luiz Marinho colocar em sua agenda um tempo para visitar e ouvir as reivindicações da nossa valorosa, mas sofrida classe trabalhadora.
Uma sociedade justa e democrática se constrói assim, com a participação de todos.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 1

José Carlos em Segunda, 31 Julho 2023 09:00


José Carlos em Segunda, 31 Julho 2023 08:59
Parabéns ao Jornal Século Diário e seu colunista por trazer temas relevantes para a nossa reflexão. A sociedade precisa de comunicação que dialogue com a realidade de seu povo. Avante nesta missão.

José Carlos em Segunda, 31 Julho 2023 08:59 Parabéns ao Jornal Século Diário e seu colunista por trazer temas relevantes para a nossa reflexão. A sociedade precisa de comunicação que dialogue com a realidade de seu povo. Avante nesta missão.
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/