
Os últimos fatos políticos em Cariacica e na Serra indicam que, até agora, o santo do prefeito Juninho (PPS) operou mais do que o de Audifax Barcelos (Rede) quando o assunto é a eleição de outubro próximo. No caso de Juninho, tudo indica que vingou a “fezinha” para eliminar o cotado como favorito na disputa, o ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão (PT). Como noticiou a colega Renata Oliveira nesta terça-feira (31), o petista só estaria aguardando o momento ideal para anunciar que não irá se candidatar este ano, o que mudará o cenário eleitoral no município. Não que Juninho resolverá assim todos os seus problemas, mas tira do caminho seu principal obstáculo, com chance, ainda, de Helder não conseguir transferir seus votos para o nome que certamente irá apoiar. Mesma sorte não teve, porém, Audifax em relação ao seu adversário de longa data, o também ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). A Executiva Nacional, que chegou a ameaçar o pedetista de expulsão por ter votado contra a orientação do partido no impeachment de Dilma, resolveu recuar e aplicou a Vidigal apenas uma suspensão. Resultado: Audifax vai ter que encarar a realidade (Vidigal pela frente), com mais um detalhe: o deputado aparece bem melhor nas projeções de votos. Será que ainda tem santo que resolva?
Guardiã
Pergunta que não quer calar: antes de ir para Brasília assumir a secretaria de Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi vai entregar a chave da caixa-preta dos incentivos fiscais? E a senha do Siafem (sistema de administração de finanças do Estado) para que os deputados possam fiscalizar a arrecadação e dos gastos públicos?
Carne e unha
Depois de tanto investimento na imprensa nacional desde que Michel Temer assumiu a presidência da República, Hartung finalmente conseguiu emplacar alguém com sua marca no novo governo, hein! Não foi um ministério para chamar de seu, mas para estratégia de posar de exemplo de gestor está de ótimo tamanho. Vescovi, todo mundo sabe, é o braço direito do governador.
Pois é…
Aliás, do advogado André Moreira, candidato a prefeito em Vitória, no Facebook: “É isso mesmo? Ana Paula Vescovi, ex-secretária de fazenda do ES, quadro de confiança do governo PH, vai assumir a secretaria de tesouro do Governo Federal na gestão Temer? O governo estadual entra de corpo e alma no golpe e o PT estadual continua ao lado de Hartung?”.
Demorou
Agora pergunta aos servidores do Estado o que eles acham da saída da secretária da Fazenda. É do “já vai tarde” para o “tchau querida”, no mínimo.
Mais uma
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), mudou novamente seu secretariado. Desta vez, na pasta de Obras, que saiu das mãos de Zacarias Carraretto para as do advogado Rodrigo Monjardim. Logo mais aparece outra substituição por aí.
Vantagem?
Olha o marketing eleitoral nas redes sociais do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), adversário do prefeito na eleição deste ano: médico, atuante há anos na vida pública, experiência de gestão e “uma ótima relação com os governos Paulo Hartung, de quem fui vice-governador em seu primeiro mandato, e Michel Temer”. Se bem que…deixa pra lá!
Só aumenta
Em menos de um mês, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) ganhou mais cinco mil seguidores no Facebook. No início de maio eram 80 mil, agora 85 mil.
Vai e volta
A prefeitura de Linhares pediu à Câmara de Vereadores nessa segunda-feira (30) a devolução do projeto que trata da privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Os vereadores haviam anunciado que pediriam mais informações sobre a proposta, duramente criticada pela população e trabalhadores do setor. Gestão do prefeito Nozinho Correa (PRTB) vai dar aquele jeitinho?
Nas redes
“E no país da piada pronta: ‘O ministro da transparência não é transparente’. Não há dúvidas que a Operação Lava Jato não interessa a maioria dos caciques dos grandes partidos, incluindo os do meu”. (Deputado estadual Sérgio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Pois os políticos não amam, nem odeiam”. John Dryden

