sábado, agosto 30, 2025
19.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Rodeios

 

A arte de falar, falar, e não dizer absolutamente nada. O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) deu uma aula tática do assunto em sua entrevista aos jornais corporativos nesta sexta-feira (15), para tentar amenizar a acusação que pesa sobre ele e seus homens de confiança, no caso do posto fiscal que nunca existiu em Mimoso do Sul. Como sempre, seguiu a mesma linha quando pipocam casos de denúncias por fraudes, irregularidades e corrupção. Regra número um: desviar o foco; número dois: enaltecer o mandato e, por último, jogar para o campo da perseguição política. Mas explicar mesmo, “neca de pitibiriba”. Esse discurso do ex-governador de que não lembra muito bem do assunto, não era o ordenador de despesas, e incluí-lo na denúncia é “ingratidão”, chega a ser cômico. Estamos falando de um gasto de R$ 25 milhões em obras iniciadas em 2005, que sequer saíram da fase de terraplanagem, tudo com conhecimento e participação de Hartung e sua trupe. Quem não tem o que explicar, enrola. O ex-governador adora subestimar a inteligência dos capixabas. Não é mesmo?
 
Rodeios II
Outro ponto que não pode ser ignorado na entrevista de Hartung é quando diz que a inclusão dele na denúncia é uma covardia e obsessão, porque nunca foi processado e o Tribunal de Contas do Estado aprovou suas contas de governo. Há, há, há. E isso lá quer dizer alguma coisa? Motivo sempre teve, só não aparecia. Ah, o tal arranjo institucional… 
 
Rodeios III
Como bom seguidores que são do “mestre”, os hartunguetes citados na denúncia entoam a mesma nota. Mas o atual presidente do Banestes e ex-secretário de Fazenda na época, Bruno Pessanha Negris, sem dúvida se saiu com a “melhor” de todas: “deixamos um patrimônio para o Estado”. Claro, claro.
 
Rodeios IV
Já José Téofilo, sócio de Hartung, e também ex-secretário de Finanças já assumiu seu papel de escudo do ex-governador, como fez também no escândalo da Ferrous: Hartung não tem nada com isso e eu vou explicar depois. Vai, sim! 
 
Me engana…
No final de tudo, a imagem que eles tentam passar é que Hartung foi um governador tão bom, mas tão bom, que é uma afronta alguém ousar questioná-lo. O peixe que se vende é esse, mas a realidade outra. O tripé de todo governo, as áreas de segurança, saúde e educação, sabemos a quantas anda no Estado. Como se não fosse pouco, surgem os casos de corrupção. Não estamos falando de um caso isolado, e sim de vários. Olha o tanto que Hartung é bom. 
 
Tomou conta
O PT de Aracruz tem novo presidente, Herval Nogueira Júnior. Ele já comunicou o fato ao juiz eleitoral do município, e assume no lugar do atual secretário de Habitação e Trabalho, Cláudio Ernani Litig, que deveria ter saído do comando do partido tão logo tomou posse na gestão de Marcelo Coelho (PMDB), como determina o Estatuto do PT. Se não foi por bem, vai por mal mesmo. Herval era o vice-presidente. 
 
Tomou conta II
O novo presidente assume querendo acabar com a ação daqueles que usam o PT somente em causa própria, como faz questão de ressaltar. Herval pretende combater ainda manobras como a que tenta filiar 67 novos militantes de olho na eleição interna do partido. Ligados, segundo ele, aos vereadores Fábio Machado e José Gomes dos Santos, ambos do PT. 
 
Turismo
Dizem que a comitiva de 16 servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que viajaram com o diretor-presidente do órgão, Cláudio Denicoli, está curtindo bastante a Holanda. Tem fotos postadas no Facebook de passeios e mais passeios, inclusive o Museu do Sexo, que fica em Amsterdã, cidade próxima a Roterdã, destino inicial do grupo. E o tal curso de meio ambiente?
 
Engajada
A senadora Ana Rita (PT) está em todas. As funções que desempenha como relatora da CPMI que investiga a violência contra a mulher, e agora presidente da Comissão de Direitos Humanos, fizeram bem à petista. 
 
Mostra

O fotógrafo Isaumir Nascimento, que iniciou carreira em Século Diário, é o convidado da III Mostra Anual de Fotografia do Centro Cultural São Paulo, que começa neste sábado (16). Ele apresentará o projeto Do Cariri a Oaxaca, numa montagem que agrupa imagens feitas no Nordeste brasileiro e sul do México. Formado em Artes Visuais, Isaumir atualmente reside em Berlim, na Alemanha. 

 
 
140 toques
“Promotor Dilton Depes, virei seu fã. Precisamos de mais homens como este no MPES. Finalmente o imperador é denunciado”. (Ex-deputado federal Capitão Assumção – PSB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Uma frase inteligente não prova nada”. Voltaire

Mais Lidas