Quinta, 28 Março 2024

Saculejo



Finalmente, um deputado estadual resolve soltar a voz, partindo para cima do Ministério Público do Estado (MPES). O pronunciamento do presidente da Comissão de Finanças, Sérgio Borges (PMDB), nesta quarta-feira (5), é emblemático. E demonstra claramente o arranjo consolidado dentro da instituição e os privilégios de seus membros, com os supersalários. Usando o caso que o atinge diretamente, a condenação que sofreu no Judiciário – a quem Borges também não poupou críticas - após denúncia do MPES, o deputado fez graves acusações, que não podem ser minimizadas. Destemido, disparou na direção do promotor Marcelo Zenkner – autor da denúncia contra ele, na qual as contestações de Borges indicam armadilha -, na prática do MPES de arquivar e liberar processos de acordo com os interesses, e pontuou a responsabilidade da própria Assembleia Legislativa, que se cala diante de episódios tão evidentes. Borges sacudiu a Casa, como há muito tempo não se via. E põe tempo nisso!
 
Saculejo II
A situação está cada vez pior para o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes. É pancada de todo lado. Era uma vez um Ministério Público que fazia e acontecia, sem ser incomodado. O cerco se fecha. 
 
A perder de vista
A propósito, desde a divulgação dos supersalários, todo mundo se concentra nos subsídios e penduricalhos. Mas esquecem de reparar os altíssimos valores das diárias a promotores e procuradores. O tanto que o MPES gasta com isso não é brincadeira. Destaque também para os gastos com passagens aéreas. Custos muito caros, para nenhum retorno. Conta pra lá de desigual. 
 
No encalço
Se depender dos deputados estaduais José Esmeraldo (PR) e Gilsinho Lopes (PP), o escândalo do Iases/Acadis não vai cair no esquecimento.  Eles voltaram a pedir a cabeça do secretário de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli, em sessão nessa terça-feira (4). Esmeraldo, como sempre, mais incisivo nas críticas. 
 
No encalço II
Para mostrar a gravidade da questão, o republicano pontuou que ainda estão presos Silvana Gallina (diretora presidente do Iases) e Gerardo Mondragón e chamou o secretário à responsabilidade. As evidências são muitas e Roncalli deve explicação, disse Esmeraldo, emendando: é inadmissível a permanência dele na pasta. A coluna faz coro. 
 
Quem cala...
O candidato a prefeito em Vitória pelo PPS, deputado estadual Luciano Rezende, peca pela omissão no caso da denúncia de assédio feito pelo candidato do Psol, Gustavo De Biase. Deveria ter entrado na discussão. Ao adotar o silêncio, assina atestado de culpa. Foi nocauteado.
 
Revirando
O Instituto Futura continua muito interessante. Primeiro apareceu em Linhares (norte do Estado), para tirar o empresário Nozinho Correa (PDT) da liderança na disputa. Depois em Guarapari, mostrando que mesmo barrado pela Justiça Eleitoral, o prefeito Edson Magalhães (PPS) é o favorito, fazendo dele quase uma vítima. Logo mais é Vitória, não só para pontuar a preferência de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), mas principalmente o ganho para o tucano com a chegada do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Aguardem. 
 
Presença
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) entrou na campanha do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT).  
 
Segue...
O pedetista, aliás, afirma ter apoio dos pastores dirigentes das cinco convenções das Assembleias de Deus no Estado. Manifesto recomendando voto para Vidigal é assinado pelo presidente da Cadeeso, Conemad, Confraderj, Confrateres e Cemades. O adversário do prefeito, deputado federal Audifax Barcelos (PSB), também é evangélico. E aí, Audifax?
 
Antes tarde...
A coluna aplaude o governador Renato Casagrande por ter enxergado a importância e a necessidade de ciclovias interligadas entre os municípios da Grande Vitória, que são próximos e planos. Demorou, mas chegou o dia. 
 
Plano perfeito
Fuga ao contrário no presídio de Xuri, em Vila Velha, nessa terça (4). Agentes penitenciários prenderam Thiago Ferreira de Souza tentando pular o alambrado para entrar na unidade, onde pretendia entregar um celular para o irmão preso. Para isso, tinha a missão de passar escondido por três alambrados mais os muros. Obviamente, parou no primeiro obstáculo e depois foi encaminhado ao DPJ, para então entrar pela porta da frente do presídio. E não sair mais. 
 
140 toques
“Do jeito que as coisas vão tem gente do MPES candidato a se tornar conhecido como o Lewandowski capixaba”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha – Roberto Belling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”. Bertold Brecht

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/