terça-feira, julho 1, 2025
20.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Salada eleitoral

 
A festa promovida pelo presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (DEM), na noite dessa quarta-feira (3), em sua casa, mostrou bem a salada que se tornou a campanha eleitoral deste ano no Estado, que não respeita coloração partidária, muito menos alianças políticas. Para começar, o encontro teve o objetivo de consolidar apoios às candidaturas “casadas” à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Reginaldo Loureiro (DEM) – coligação de Paulo Hartung (PMDB) – e do presidente da CUT, José Carlos Nunes (PT), que tem candidato próprio, Roberto Carlos. Aliado de Reginaldo, também passou  por lá do ex-prefeito Neucimar Fraga (PV), candidato ao Senado na chapa de Renato Casagrande, e rival do prefeito Rodney Miranda (DEM), convidado de honra de Carlini. Neucimar discursou e saiu antes de Hartung chegar. Para completar, só faltou mesmo o ex-prefeito de Vitória, João Coser, candidato ao Senado do PT, mas que, na verdade, faz dupla com Hartung. Para quem não se lembra, Coser recebeu da Câmara de Vila Velha, no início do processo eleitoral, declaração de apoio puxada pelo presidente da Casa. Assim como na iniciativa anterior, de colocar a Câmara a serviço de um candidato, o encontro dessa quarta foi bem típico de Carlini. Acima de tudo e de todos, os interesses pessoais. 
 
Conveniências
O que dizem é que Coser não foi convidado porque Carlini é cabo eleitoral de Neucimar. Mais um indício do que havia sido dito aqui, na ocasião da carta: foi encomendada. Afinal, Carlini serve a quantos senhores?
 
Trio ‘ternura’
Lideranças políticas que por lá estiveram ressaltam ainda o entrosamento entre Hartung, Rodney e o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT). Já tem tempo que eles se entendem.
 
Só agora?
Em seu discurso, o ex-governador fez promessas: se eleito, vai investir em Vila Velha, porque o prefeito é “dele”. Assinou sua confissão: largou o município oito anos no isolamento, por picuinha política. Se Rodney não se reeleger, já sabe…
 
Figurantes
Por lá também passaram outros candidatos, mas fizeram volume mesmo os servidores da Câmara e da Prefeitura, “convocados” a comparecer. 
 
Sobrando
Do mesmo jeito que o deputado estadual Eustáquio de Freitas (PSB) domina o norte do Estado com cartazes e placas de campanha, na região metropolitana só dá José Carlos Nunes (PT). Haja dinheiro! 
 
Nome ao ‘boi’
O governador Renato Casagrande acusa, no Twitter, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), de espalhar mentiras no distrito de Anutiba, em Alegre, atribuindo ao governo passado os serviços de telefonia móvel e 3G. “Essas mentiras são da turma do passado que quer voltar. O passado? Já deu!”. Ferração é aliadíssimo de Hartung.
 
Patrono
Também pelo Twitter, o ex-deputado federal Capitão Assumção (PRB), que tenta retornar ao posto na eleição deste ano, conta vantagem por ter recebido declaração de apoio, em vídeo, do deputado federal Jair Bolsonaro (PP), o líder da causa homofóbica no País. Assumção pensa igual a ele?
 
Pé na estrada
O ex-presidente Lula está bombando no Facebook, com posts em favor da presidente Dilma Rousseff (PT). Diante do crescimento da Marina Silva (PSB) e do acirramento da disputa, entrou em campo para atividades de campanha em estados governador por aliados.
 
Efeitos
O jornalista Alberto Dines, editor-responsável do Observatório de Imprensa, esteve no Estado nessa quarta-feira (3) para entrevistar, pela segunda vez, o ex-delegado Cláudio Guerra. Dines foi o primeiro a entrevistá-lo logo após as revelações feitas no livro Memórias de uma Guerra Suja. Retornou, agora, para saber das consequências das denúncias, que revelaram detalhes de crimes do regime militar.

 
Despedida
O tucano Guerino Balestrassi comunica a morte de seu irmão Marco Antônio, nessa quarta-feira (3), após dias internado. O velório ocorre no Parque Isabela, bairro Maria das Graças, em Colatina. 
 
Nas redes
“Numa ação maldosa e antidemocrática, vândalos destruíram a maioria das placas de campanha do candidato à reeleição Freitas e do candidato à reeleição Casagrande afixadas em terrenos às margens da Rodovia São Mateus-Nova Venécia, na 'região dos quilômetros”. (Campanha de Freitas – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Não tenho ideia do partido pelo quem me candidatarei, mas isso não tem a menor importância”. Jânio Quadros

Mais Lidas