Um policial criou o nome ao reclamar do trânsito no dia de compras

Depois de agradecermos pelas dádivas acumuladas em nossas vidas na quinta-feira, nada mais justo e razoável que aproveitar os descontos da Black Friday (Sexta-Feira Negra), quando os preços despencam e só não compra quem já morreu. Se é o dia comprar barato, por que o adjetivo nos lembra lugares escuros, com pouca ou nenhuma iluminação, onde o perigo espreita – ladrões ou assombrações? Um policial criou o nome ao reclamar do trânsito caótico no dia em que todo mundo vai às compras.
*
Ou ia… A Internet, a Amazon, e outros mais, no estilo on-line e descontos imperdíveis, mudaram o jeito de fazermos compras, e mesmo se as lojas continuam cheias, a maioria aderiu ao comércio à distância, também chamado de preguiçoso: por que deixar o conforto do meu lar, gastar gasolina e enfrentar trânsito engarrafado, se posso comprar tudo que preciso pela Internet? Se não gostar ou não servir, devolva!
*
Competindo com essas modernidades, datas e horários também mudaram – por que esperar pela sexta-feira? As compras on-line começam muito antes e as lojas abrem na noite de quinta, atrapalhando as reuniões familiares do Thanksgiving. Tudo ficou mais fácil, mas algo se perdeu no processo: a adrenalina de centenas de pessoas se espremendo na porta das lojas, aguardando a hora de abrir e a disputa pelos melhores produtos…
*
Boas amizades e grandes amores começaram nos tumultos de longas horas esperando comprar mais por menos. Olha aquela batedeira de bolo…precisar não preciso, nem gosto de bolo, mas o preço está im-per-dí-vel! Era natural e divertido disputar com alguma cliente teimosa uma blusa que nunca vai ser usada, ou uma jarra que não combina com a decoração. A coisa às vezes virava pancadaria, ou quebra-quebra.
*
As reuniões familiares do Dia de Agradecer combinavam com os festejos do Dia de Oferecer, ou seja, o Natal que já vem chegando. Supostamente, esse era o dia de comprar os presentes que seriam ofertados na festa da natividade. A intenção nem sempre vira obrigação, e as lojas continuarão cheias no mês de dezembro, nas chamadas promoções de fim de ano e nas compras de última e penúltima hora.
*
Mas nem tudo se perde, e esse é o dia de agradecer, por tudo e todos. Damos graças por mais um amanhecer, mais um passo na jornada até o dia seguinte. Por todos que nos incluíram nas mensagens do Whatsapp, do Facebook, do Instagram…por um sorriso e um abraço, pelo sol que nasce e se põe, pela lua pastoreando seu rebanho de estrelas. Pela família que se reúne em torno da mesa, pela foto que ficou boa, pelo suflê que deu certo.

