sábado, agosto 30, 2025
20.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Sem carimbo

A repetição da polarização entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) na disputa à prefeitura da Serra é um prato cheio para a consolidação de uma terceira via, que tinha tudo para ser representada pelo ex-deputado estadual Vandinho Leite (PSDB). Mas, apesar dessa condição favorável, a candidatura tucana até agora não vingou. Se isso já era uma constatação nos bastidores, as recentes declarações à imprensa do presidente estadual da sigla, Jarbas Assis, reforçam tal quadro. Primeiro Jarbas acenou para uma afinidade com o PDT de Vidigal, o que voltou ao mercado a possibilidade de Vandinho ser candidato a vice, mas o ex-deputado não estaria disposto a abrir mão da disputa a prefeito. Depois, Jarbas recuou e garantiu que, sim, ele é o nome do partido no município, o que faz parte de um projeto prioritário da Executiva Nacional. Esse cenário de incerteza é típico do que ocorre no Estado em eleições, sempre que uma candidatura não recebe a bênção do governador Paulo Hartung (PMDB). Na Serra, não é novidade que o governador está com Vidigal. O ex-prefeito é o filho de sangue. Já Vandinho seria o filho bastardo. Todos estão no mesmo grupo, mas, até agora, só um recebeu o carimbo palaciano.
Sem carimbo II
Vandinho, aliás, não é o único à espera do governador. Em Vitória, o deputado federal Lelo Coimbra é do mesmo partido de Hartung, mas até agora caminha sozinho. Em Vila Velha, a candidatura do deputado estadual Hércules Silveira, também do PMDB, está fria, quase congelada. Já em Cariacica, o prefeito Juninho (PPS) parece que às vezes tem a benção, outras não. De verdade, mesmo, Hartung ainda não abraçou nenhum deles.
Forçou
O deputado estadual Da Vitória (PDT) ficou mais uma vez a ver navios na sua insistência de homenagear o juiz Sérgio Moro com a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. O oba-oba foi na noite dessa segunda-feira (11) e jogou confete em 79 pessoas escolhidas pelos parlamentares. Moro, sabe como é, está – ou estava? – na “moda”. 
Forçou II
Quem também levou “bolo” foi Luzia Toledo (PMDB). A deputada queria homenagear a apresentadora do Mais VocêTV Globo -, Ana Maria Braga. Motivo “nobre”: matéria divulgada no programa sobre a Rota Imperial. Ai, ai…
Eleitorado
Ainda na Assembleia, a deputada Eliana Dadalto (PTC), pré-candidata à prefeitura em Linhares, iniciou reuniões de prestação de contas em seu reduto eleitoral. A próxima será nesta quinta-feira (14), no bairro Aviso, às 19 horas. Em ano eleitoral, esses espaços funcionam que é uma beleza.
Rebelde
A propósito, desde aquela reunião da CPI dos Empenhos que votou o relatório do deputado Euclério Sampaio (PDT) contra os interesses do governador, circulam comentários de que Eliana estaria, digamos, meio rebelde às ordens palacianas. 
Rebelde II
O mesmo tem sido observado em relação a Guerino Zanon (PMDB), que deve ser o adversário de Eliana na disputa em Linhares. Guerino sempre esteve na lista dos governistas de primeira linha, mas, ultimamente, sei não…
Só pensa nisso
O deputado federal Carlos Manato (SD) espalha vídeo pelas redes sociais e WhatsApp anunciando sua candidatura a presidente da Câmara. Pede votos para os colegas e promete “restabelecer a ordem nesta Casa”. Convence? 
Hã?
O vereador de Vitória Reinaldo Bolão (PT) se pronunciou na sessão da Câmara desta terça-feira (12) sobre uma denúncia contra a prefeitura. Diz que gestão de Luciano Rezende (PPS) estaria, em convivência com o setor de informática, pagando por equipamentos novos, porém recebendo usados, para serem utilizados nos pontos de internet sem fio contratados pelo município. Se isso procede, a que pontos chegamos, hein…
Nas redes
“O ditado ensina: não há como chupar cana e assoviar ao mesmo tempo. Político honesto só existe se o voto que o elege também for honesto (…). (Prefeito de Baixo Guandu Neto Barros – PCdoB – no Facebook)
PENSAMENTO:
“Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua”. Platão

Mais Lidas