Sexta, 26 Abril 2024

Sem disfarce

A foto divulgada na mídia corporativa nesta quarta-feira (15), colando o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) à candidatura a prefeito em Vila Velha do deputado estadual Rodney Miranda (DEM), é publicidade explícita. Trata-se de imagem que será utilizada no material de campanha do demista, que inclusive já tinha anunciado a sessão de fotos nas redes sociais e postou a mesma foto em seu Twitter. O texto que acompanha a imagem, numa tentativa de fazer parecer matéria jornalística, segue a mesma linha. Propaganda pura, com direito até a pontuar a frase de Hartung que será estampada junto à foto: “eu apoio e confio”. Mas, como um é intocável e o outro temido, não vai acontecer absolutamente nada. Não é mesmo Justiça Eleitoral?  O que chama atenção, aliás, é que Hartung nunca fez isso para ninguém. O encanto de Rodney Miranda é mesmo dos bons. Só os dois para saber. 

 



Por outro lado...
Ficou claro que Rodney precisa de um guindaste para fazer subir sua candidatura no município. Até porque o campo em Vila Velha está páreo duro, contando ainda com a presença do governador Renato Casagrande na candidatura do prefeito Neucimar Fraga (PR). O republicano, por sinal, já logo de início descartou Hartung e correu atrás do socialista. 
 
Lacuna
Entrou na ordem do dia da CPI do Cachoeira a ligação do grupo do bicheiro com a construtora Delta. Já foram citados vários estados onde haverá investigação, porém, o Espírito Santo ficou de fora. Adivinhem o motivo? O deputado federal Paulo Foletto (PSB), único parlamentar capixaba que integrava a comissão e inclusive chegou a anunciar que iria fazer e acontecer no assunto, ao ver que a empresa seria a bola da vez, pulou fora. 
 
Histórico
A empresa carioca, sempre é bom registrar, faturou mais de R$ 210 milhões em contratos com o governo do Estado desde 2005, e ainda mantém vínculo com a Cesan, órgão que abriga os aliados de Paulo Hartung. Relação da Delta com o ex-governador vai mais além. O engenheiro José Maria Oliveira, irmão do ex-secretário da Fazenda e sócio de Hartung na consultoria Econos, José Teófilo, aparece como gestor comercial da Delta Incorporação, um dos braços do grupo.
 
Batendo perna
O ex-secretário de Estado da Cultura Frei Paulão (PSB) danou a subir morro em Muqui (sul do Estado), assustando a classe política. Por lá, os comentários são de que, neste ponto, ele é imbatível. Frei Paulão tentará, na eleição deste ano, voltar ao cargo de prefeito do município.
 
Bola murcha
A campanha “Voto Consciente - Eleições 2012 – O que você tem a ver com a corrupção?”, lançada nesta quarta-feira (15), pelo Ministério Público do Estado (MPES), não tem como passar batido. Único órgão público do Estado a esconder o detalhamento das folhas salariais altíssimas de seus membros, querer pregar moral, definitivamente, não dá. A não ser que a intenção seja exatamente lançar uma cortina de fumaça à questão. Carão, hein!
 
Embaraços
Além da mudança de foco das poluidoras, outro ponto que tem dificultado o financiamento de campanhas políticas no Estado é o reforço na legislação, impedindo a velha e conhecida prática de caixa dois. Não tem como mais esconder as fontes, o dinheiro precisa ser lançado no estilo preto no branco. O que gera revelações pra lá de desconfortáveis. Ou seja: vida longa às vacas magras. 
 
Passou do ponto
Na sessão desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa, no momento em que a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB), autora de uma PEC, criticava seu colega de partido, o líder do Governo Sérgio Borges, por ter votado contra a proposta, o verde Sandro Locutor, mais que depressa, foi ao microfone para registrar a ausência do também peemedebista Marcelo Santos. Disse Locutor que Marcelo, ao invés de estar na Assembleia durante a sessão, fazia campanha. Motivo do atropelo: os dois são candidatos a prefeito em Cariacica. 
 
Na boca do povo
O Ranking dos Políticos (www.politicos.org.br), criado por dois professores, começa a ganhar as redes sociais. Ideia é oferecer informações que ajudem o eleitor a votar melhor neste ano. No tipo da lista do Estado está a deputada federal Iriny Lopes (PT), candidata à prefeitura de Vitória, com 232 pontos. Logo em seguida, empatados em 213 pontos, estão os vereadores candidatos à reeleição na Capital Serjão Magalhães (PSB), Sérgio Sá (PSB), Zecarlinho (PT) e Namy Chequer (PCdoB). 
 
Na boca do povo II
Cada político começa com 200 pontos, mas somente 13 da lista capixaba estão acima deste número. A maioria perdeu pontos, aliás, bastante. Tanto que alguns já estão na classificação “NR (não rankeado)”, como o deputado estadual Gildevan Fernandes (PV), candidato a prefeito em Pinheiros; o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM); a deputada estadual Solange Lube (PMDB), candidata à prefeita em Viana, e a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT). Nestes, o site recomenda não votar de jeito nenhum. 
 
140 toques
“Vitória ganha um Memorial Pessoas Imprescindíveis: homenagem aos mortos e desaparecidos políticos”. (Vice-governador Givaldo Vieira – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A lambança venceu a esperança”. Chico Alencar

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/