Quinta, 25 Abril 2024

Sinuca de bico

 Em Colatina (noroeste do Estado), a eleição a prefeito deste ano é o “nu falando do mal vestido”. No debate realizado pela Rede Gazeta nessa terça-feira (25), ficou claro o receio dos candidatos Leonardo Deptulski (PT) e Da Vitória (PDT) de trocarem farpas e acusações. E o motivo é simples: os dois têm telhado de vidro. Quem não conhece os antecedentes do pedetista, saiu convencido de que ele é o melhor candidato na disputa. Mas nem de longe ele faz jus a essa condição. Embora cante vitória antes da hora no escândalo do Iases/Acadis, o deputado ainda tem muito que explicar sobre o lobby que promoveu para o colombiano Gerardo Mondragón, recebendo em troca contratos muito rentáveis para empresas de seus familiares. Já Deptulski tem seu nome envolto a uma história pra lá de mal contada, de desvio de dinheiro na pasta comandada por sua mulher. O prefeito conseguiu evitar uma CPI, mas as investigações correm. Fora isso, a essência da administração do petista é a prática de nepotismo. Considerando as duas opções, é óbvia a constatação de que o município vive uma infelicidade eleitoral sem tamanho. Vai vencer o “menos pior”. Pobres colatinenses...

 

 

 
Pega mal 

 

Embora tenha alegado problemas de saúde, o não comparecimento ao debate do candidato a prefeito em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Glauber Coelho (PR), é ponto negativo para sua candidatura, que até outro dia permanecia na liderança. Seu adversário, o prefeito Carlos Casteglione (PT), não dá ponto sem nó e saberá tirar proveito da situação.  
 
Lembrança
No passado, em 2004, situação semelhante aconteceu em Colatina, quando Marcelino Fraga, na época o favorito, não foi a um debate, deixando livre Guerino Balestrassi, que tinha poucas condições de vencer, mas acabou levando a prefeitura. 
 
Relaxou
O registro também serve para o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, que já faltou a quatro debates entre candidatos na Capital do Estado. O ex-prefeito lidera a disputa. 
 
Danou-se
A situação ficou feia para o prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorginho Donati (PSDB), com a decisão unânime dos membros do Tribunal Regional Eleitoral em não acatar o recurso do candidato à reeleição, mantendo seu registro cassado. Com tantas acusações graves nas costas, por mando em assassinatos, olha onde Donati foi ser parado...
 
Injustificável
O ex-secretário de Estado de Fazenda José Teófilo não tem explicação para o caso do Posto Fiscal em Mimoso do Sul, que embora nunca tenha existido, recebeu gastos de R$ 24,9 milhões na gestão Paulo Hartung (PMDB). A nota divulgada por ele em A Tribuna é um exemplo claro de “falar, falar e não dizer absolutamente nada”. Seria melhor ter ficado quieto. 
 
Segue...
Além da gravidade da situação, esse é mais um motivo para a história ser tirada a limpo. Com um detalhe nebuloso: a decisão de extinguir todas as unidades fiscais veio antes de outra licitação, no valor de R$ 2,9 milhões. Onde foi parar todo o dinheiro em questão? Teófilo, é bom lembrar, divide sociedade com Hartung em escritório de consultoria, que tem outro caso nebuloso para explicar, a operação de compra de terras pela Ferrous. 
 
Me engana...
O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), não acha que está muito tarde para anunciar qualquer medida contra as faltas dos deputados? Deixou a Casa às moscas durante meses e agora quer mostrar reação?
 
Me engana II...
A prática de marcar presença e ir embora, que o demista reclama, ocorre já tem tempo, principalmente desde o início da campanha eleitoral deste ano, que tem 13 deputados-candidatos. Quando a imprensa caiu matando em cima, a Casa se fez de vítima e Theodorico protegeu os colegas. Agora, quase no dia do pleito, mudou a postura? Ah, tá!
 
140 toques
“Aprovação do governo Dilma PT cresceu de 59% para 62%. Desse jeito a ‘tucanalha’ e o ‘psoleiros’ piram”. (Vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus”. Platão

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/