Segunda, 06 Mai 2024

Sistema impuro

A tão decantada unanimidade, que garantiu Paulo Hartung no seu segundo mandato, emplacou Renato Casagrande no governo e é cogitada a reelegê-lo, é um aglomerado multifacetado inventado pelo ex-governador.



Dentro dele, junto a um elenco de políticos, encontram-se o poder econômico, a imprensa corporativa, somado a uma parte extremamente influente do judiciário e no comando do ministério Público.



Interligaram-se de tal maneira que o sistema anda pelas próprias pernas. Conseguir adentrá-lo é como adentrar a um reino onde tudo é possível. Seus integrantes são extremamente imunes.  Empresário que está nele ficou mais rico e inatingível.



Na política, só sobrevive quem o sistema quer. No ajuste das pedras conseguiram criar um manto protetor que criminaliza quem se confronta com o sistema. Negligência com as falcatruas quando  se trata de seus integrantes. Com gestões públicas, a exemplo do que ocorreu com os dois períodos do governo de Paulo Hartung, esconde-se tudo.



A edição de fim de semana de Século Diário tem uma entrevista do coronel da reserva da PM, Luiz Sérgio Aurich, mostrando o caos que o governador Paulo Hartung deixou a segurança no Espírito Santo. O idílio que a unanimidade estabeleceu com a imprensa corporativa não só escondeu a segurança, como outras áreas do governo, como a corrupção na saúde.



Os arranjos à continuidade da unanimidade estão aí mesmo e tem hoje como necessidade a integração do governador Renato Casagrande. Enquanto for para mantê-lo governador, com mais uma eleição, a impressão que se tem é de que ele não vai se incomodar, até porque é a sua meta política.



Além das condições lhes serem extremamente favoráveis, já que ele conduz a unanimidade, principalmente na área política, com viabilidade de integrar forças que estão fora do processo. É um método mais suave, mas, que, entretanto, zela pela vida da unanimidade. Poderá valer sua reeleição, mas difícil será negar que ela será conquistada por métodos aparentados ao totalitarismo.

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/