terça-feira, julho 1, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Só com aval de PH

Está circulando na Assembleia o pedido de apoiamento para uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) relativa à eleição interna. Desta vez, a ideia é de que os funcionários efetivos do Legislativo possam indicar três deputados para concorrerem a cargos na Mesa Diretora da Casa. Com a atual Mesa em alta com os funcionários depois de finalmente ter desenrolado a questão dos 11.98% de reposição das perdas de planos econômicos dos anos 90.

Esta seria mais uma tentativa de garantir o quarto mandato para Theodorico Ferraço à frente da Casa, mas nem com todo o apoio do mundo dentro do legislativo, o que o presidente da Assembleia precisa é convencer o governador Paulo Hartung a permitir que ele seja reconduzido ao cargo. Sem o aval palaciano, não haverá esforço que dê jeito.

O fato de o líder e o vice-líder  – Gildevan Fernandes e Erick Musso (ambos do PMDB) – terem manobrado em conjunto para a aprovação nessa segunda-feira (17) do segundo turno da PEC da Reeleição, não significa que o Palácio Anchieta está de acordo com a recondução de Ferraço. Significa apenas que ele será mais um a poder disputar o pleito para comandar a Casa. A negociação sobre quem vai receber a mão do governador vai ser posterior ao segundo turno das eleições municipais.

O presidente da Casa pode conseguir o quarto mandato? Pode, mas isso não depende de suas movimentações. Vai depender de como isso vai ser costurado com o governo do Estado. Pelas votações recentes é possível perceber que o plenário está entregue ao governador Paulo Hartung, que vai seguir exatamente suas recomendações daqui para frente.

Mesmo com o governador não tendo mais toda aquela força que mostrava sobre o Legislativo nos dois primeiros mandatos na Assembleia, seu poder ainda é muito forte sobre os deputados. Por isso, se ele disser que Ferraço poderá ter esse prêmio de consolação depois de ter perdido importantes disputas no sul do Estado, bem.

Mas ele disser que não, que quer que os deputados votem em Rodrigo Coelho (PDT), mesmo não sendo o pedetista um queridinho no plenário, os deputados vão votar, sim.

Fragmentos:

1 – A Câmara Municipal de Vitória aprovou no Projeto de Lei nº 199/2016 que autoriza o Poder Executivo abrir Crédito adicional suplementar até o montante de R$ 9,7 milhões para a manutenção da frota de veículos do município.

2 – Em Brasília, o prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB) encontrou, por coincidência, seu adversário na disputa no município, Jathir Moreira (SD). “As eleições passaram, mas continuamos com os mesmos objetivos: buscar recursos para Cachoeiro”, disse o socialista.

3 – A Assembleia Legislativa está tão desgastada politicamente que está comemorando aprovação de projeto que prejudica o próprio Parlamento, como a PEC que amplia o prazo para resposta de requerimentos de informação. Assim fica difícil defender a imagem da Casa.

Mais Lidas