sábado, agosto 30, 2025
19.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Só se for pra valer

 
 
Em recente nota publicada em A Gazeta, o vice-governador César Colnago (PSDB) afirma que o ex-prefeito de Vitória e atual presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas, será o candidato do partido em Vitória. A informação ganhou importância, já que resultou de um encontro em Brasília entre Colnago e o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves.
 
Mas por aqui, já havia se cogitado essa candidatura, que não foi adiante porque o próprio Luiz Paulo encarregou-se de segurá-la, sob o pretexto de que só seria candidato se o governador Paulo Hartung (PMDB) tomar a iniciativa de lança-lo.   
 
Pois Luiz Paulo, em mais de uma oportunidade, como ocorreu numa candidatura sua ao Senado, outra à Prefeitura de Vitória, mais outra ao  governo do Estado, depois de novo ao Senado, não logrou êxito, porque PH puxou o tapete. Essa última, então, para o Senado, foi terrível. Ele era candidato em dobradinha com Renato Casagrande (PSB) e foi obrigado a abrir mão para garantir a eleição de PH ao governo. 
 
Quando Luiz Paulo fala que só desta forma será candidato à prefeitura de Vitória, é uma medida um tanto quanto profilática. Pagou muito caro  pelas concessões feitas até agora a PH. 
 
Na hipótese de um Renato Casagrande entrar no páreo (que para mim ainda não está de todo descartado, ele está é cozinhando o galo, pois seria temerário subir no palanque do prefeito Luciano Rezende (PPS) para partilhar derrota), não há outro no aquário de PH que não seja Luiz Paulo para enfrentá-lo. 
 
As credenciais dele são óbvias para tarefas dessa natureza. Ostenta duas boas gestões não cidade, ainda vivas na memória da população. Confrontadas com a gestão de Luciano, não há termo de comparação. Uma disputa com ele será difícil para Luciano vencê-lo. 
 
Aí é que deve residir os temores do Luiz Paulo, acredito eu. Para ganhar do Luciano, PH não necessita dele. Um bom arranjo e uma boa distribuição de candidatos para garantia de um segundo turno engole o prefeito, que se afogou na prometida mudança da campanha e vive um momento ruim com a quebradeira da prefeitura, como resultado de um mau planejamento. 
 
Na cabeça dessa lista deve vir o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) e outros. Não descarto o próprio César Colnago e muito menos o ex-prefeito petista João Coser. Nominados, aqui, para fortalecer a tese de que Luiz Paulo é recurso tão somente para ganhar a prefeitura e evitar os efeitos possíveis de uma derrota, e que, de uma forma ou outra,  influa nas eleições próximas para o governo.   
   
E Luiz Paulo é o tipo do candidato, que para ganhar, necessita apenas de evitar  acidente de percurso, que pode muito bem ocorrer, se o trator de PH estiver na pista.    
  

Mais Lidas