Sábado, 20 Abril 2024

??tica pra quê?

 

Ética pra quê?
 
Mal a Justiça Eleitoral barrou a propaganda do candidato à reeleição em Guarapari, Edson Magalhães (PPS), por ter a imagem do ex-governador Paulo Hartung (PMDB/foto), e situação idêntica ocorre em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), com o prefeito Carlos Casteglione (PT). Em ambos os casos, Hartung ignora a fidelidade partidária, ao apoiar candidatos que estão na coligação adversária à de seu partido. Mas, enquanto a questão envolve propagandas, ainda há o que se fazer, mesmo que seja lamentável. Difícil é tomar providências em relação às movimentações do ex-governador em campo inimigo, protagonizando espetáculos com constantes aparições para eventos de campanha e declarações efusivas, no sentido contrário ao que acordou o PMDB. E tudo de cara lavada, sem qualquer constrangimento. Ter que frear por via da Justiça um ex-governador por dois mandatos, que conhece muito bem as regras, chega a ser um desaforo. Os capixabas estão mesmo muito bem de exemplos políticos. Para não dizer o contrário. 
 
Brechas
Outra questão que mexe com o eleitorado é a confusão em municípios onde há candidatos com problemas reais na Justiça. A exemplo do próprio Edson Magalhães, que teve sua candidatura barrada, e do prefeito afastado de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), agora cassado. Apesar de teoricamente fora da disputa, os dois seguirão com suas campanhas, pedindo votos. Prevalece a insegurança jurídica nos casos. 
 
Brechas II
Magalhães recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral, que a um mês do pleito, ainda tem 14 mil candidaturas a julgar. Já Quinta, para se tornar inelegível, depende ainda de medida da promotoria eleitoral de Kennedy. E mesmo que as saídas deles da eleição sejam consolidadas, com substituições nas chapas, o eleitor irá se deparar com as fotos dos dois nas urnas. O assunto, que já é complexo para muita gente, vai embolar mais ainda. 
 
Com unhas e dentes
Interessante nessa história de Reginaldo Quinta é que mesmo com a prisão do prefeito e todas as evidências que pesam contra ele, moradores do município continuam batendo no peito para defendê-lo. A manifestação dessa quarta-feira (5) foi mais uma entre tantas. Resultado de uma política assistencialista -  cestas básicas, ônibus gratuitos, bolsas de estudos e etc, etc, etc. O segredo de sucesso de Quinta, com o dinheiro dos royalties. 
 
Ops!
A coluna Painel dessa quarta-feira (5), publicada na Folha de S. Paulo e A Tribuna, cometeu um equívoco. Disse que, a não ser em São Paulo, os candidatos apoiados pelos governadores do Sudeste estão na dianteira e citou Renato Casagrande. Mas a candidata do socialista, Iriny Lopes (PT), ainda aparece em terceiro lugar. E não recebeu até hoje a graça de Casagrande em seu palanque. 
 
Pagando pra ver
E o pronunciamento do presidente da Comissão de Finanças da Assembleia, deputado estadual Sérgio Borges (PMDB), disparando contra o Ministério Público Estadual (MPES)? Vai ser estilo carreira solo ou fará coro entre os colegas?
 
Buraco fundo
Na próxima semana, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e o MPES terão acesso ao teor das auditorias realizadas nos contratos com a Acadis. A situação que envolve a entidade do colombiano Gerardo Mondragón e o Iases é a parte fácil do material, pois os indícios de irregularidades são claros. O problema são os contratos entre a Acadis e as empresas sob suspeição que prestam diversos servidos à unidades, ligadas a familiares do deputado estadual Da Vitória (PDT)
 
Buraco fundo II
A não ser Mondragón, que permanece preso, as pessoas que compõem a diretoria da Acadis, quando localizadas, não estão no Estado. Aparecem somente na documentação. Sendo assim, não há como fazer a transição. O repasse do governo do Estado à unidade foi bloqueado pelo interventor Bruno Nascimento, que irá assegurar somente o pagamento da folha salarial. Intenção é afastar clima de vulnerabilidade, ou seja, rebelião. 
 
Gol de placa
O aniversário do empresário Antonio Geraldo Perovano, na próxima sexta-feira (14), será comemorado com ato de solidariedade. Ele pede de presente aos convidados leite em pó e fraldas descartáveis que serão doadas a crianças e idosos. Bela iniciativa. 
 
140 toques
“Mais uma vez atentaram contra minha candidatura. Até hoje (quarta-feira, 5) não consegui colocar meu programa de TV no ar. Hoje sofri mais uma ameaça”. (Vereador de Vitória – Max da Mata – PSD – no Twitter). Nota da coluna: nesta quinta-feira (6), Max apareceu. 
 
PENSAMENTO: 
“Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer”. Joseph Joubert

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/