segunda-feira, agosto 4, 2025
18.9 C
Vitória
segunda-feira, agosto 4, 2025
segunda-feira, agosto 4, 2025

Leia Também:

Tiro pela culatra

Não é novidade que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), coleciona desafetos e não admite, em hipótese alguma, ser criticado. Tem problema no partido, fora dele, e, agora, para desqualificar as inúmeras cobranças que pesam sob sua gestão, entrou publicamente em rota de colisão com as lideranças comunitárias da cidade. Não todas, mas aquelas que ousam em não concordar com ele – sim, pra ele é uma ousadia. A estratégia do prefeito tenta inverter a situação a seu favor, como ficou claro na posse do novo secretário de Serviços, Leonardo Formigão, nessa segunda-feira (25), na região da Grande São Pedro. O prefeito, obviamente, aproveitou a “deixa” para levantar seu palanque eleitoral. Falou maravilhas de sua gestão, disparou contra os “coronéis da política”, e caiu matando em cima das lideranças comunitárias. Quem esteve por lá, diz que o tom beirou o absurdo, já que Luciano quase vendeu a tese de um complô da pior qualidade ao seu governo ou, se preferir, perseguição mesmo. A reação de alguns foi logo deixar o local. Agora, as constatações: primeiro, que essa não me parece uma jogada inteligente, afinal, lideranças comunitárias são peças importantes em eleições municipais; segundo, o prefeito demonstra mais uma vez falta de habilidade política, igualzinho como reage diante dos questionamentos feitos em suas prestações de contas; e, terceiro, ele se vê cada vez mais isolado. Em uma disputa que promete ser acirrada e com Luciano alvo prioritário, pelo menos uma certeza: a cada porta desta que ele bate na cara, tem gente prontinha para abrir uma, duas, três janelas…
Pior que está, fica!
Os relatos das pessoas que estiveram por lá são de que o prefeito chegou a acusar lideranças de maquiarem cenas de fotos e, assim, “parecer” que tem lixo espalhado na cidade, o que inclui até abrir os sacos e espalhar a sujeira. No caso de matos, elas colocariam o zoom na foto para mostrar que tem muito, mas, na verdade, a rua está limpa. Tudo isso, só para acabar com a vida do prefeito. Faz sentido? Não, nenhum.
Resumo
Circula pelo WhatsApp  e redes sociais a imagem abaixo. Como já diz tudo, nem vou comentar.
 
Visita
Por falar no ex-secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zuain (PPS), que voltou à Câmara, seus colegas de plenário resolveram mexer com um dos temas que ele “abraçou” e costuma render mídia, a poeira vermelha das obras do aeroporto de Vitória. Max da Mata (PDT) e Davi Esmael (PSB) estiveram na área nessa terça-feira (26), mas não vi nos resultados nada além do que já foi determinado como obrigação à Infraero.
Não muda
A ex-prefeita de Itapemirim (sul do Estado), Norma Ayub, até teria motivos para comemorar a recente absolvição em ação de improbidade que a acusava de deixar de recolher o FGTS dos servidores temporários durante sua gestão. O problema é que ela não se livrou do abacaxi anterior, o mais difícil de descascar. Norma continua com os direitos políticos suspensos em outra ação de improbidade, que tramitou na Justiça Federal.
Sei não…
O deputado estadual Da Vitória (PDT) conseguiu emplacar a Frente Parlamentar Pró Rio Doce na Assembleia Legislativa, que irá substituir a Comissão de Representação do Rio Doce, cujo prazo de trabalho terminou. Tudo muito bom, mas está faltando é ação efetiva.
Ato
Para marcar o Dia Nacional dos Auditores de Controle Externo, a Ascontrol, entidade que representa a categoria, realizou uma ação em frente ao Tribunal de Contas nesta quarta-feira (27). Entre as reivindicações, “Procura-se a revisão geral anual” – embora garantida pela Constituição, os auditores apontam que o tribunal se nega a pagá-la. A entidade também fez uma lista do “cumpriu e não cumpriu” no período de um ano. Do lado do cumpriu, olha só, somente os benefícios aos conselheiros. Surpresa?
Demora
Como esperado, o PT no Estado fez uma reunião na segunda-feira (25), para marcar outra no sábado (30), que pode acabar com outra reunião, e assim por adiante. Tema: desembarque do governo Hartung.
Vitrines
O senador Magno Malta (PR) apareceu várias vezes em propagandas partidárias na TV nessa terça-feira no horário nobre. Sempre com temas que o colocam no meio dos holofotes. Boba sou eu, viu?!
140 toques
“Comissão do golpe: Ricardo Ferraço [PMDB] surta, após ser desmentido por Lindbergh Farias [PT,RJ]”. (PT no Senado – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Política é como o show business: você tem uma estréia fantástica, desliza por algum tempo e acaba num inferno”. Ronald Reagan

Mais Lidas