Sexta, 29 Março 2024

Todo mundo leva

Quem joga pesado na candidatura a prefeito do socialista Audifax Barcelos na Serra é o primeiro suplente de deputado federal, o megaempresário Camilo Cola (PMDB). Por trás desse empenho, estão interesses mútuos. Embora não precisasse tirar licença de quatro meses para campanha, Audifax se antecipou, entregando a cadeira para Camilo Cola – prazo menor não exigiria convocação do suplente. Em troca, recebeu toda a infraestrutura de pessoal do peemedebista para atuar em seu favor na disputa. Camilo, que liderava articulações em seu reduto, Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), em torno da candidatura do prefeito Carlos Casteglione (PT), já pisou no freio por lá, voltando seus olhos para a eleição na Serra, que é dura. O megaempresário aposta em uma vitória de Audifax em cima do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) para, assim, concluir o mandato do socialista na Câmara, que só acaba daqui a mais dois anos. Sem dúvida, uma aliança ardilosa e inteligente, por parte dos dois. Em tempos de vacas magras, na certa, não faltaram recursos financeiros para Audifax.  

 
Mais amplo
O almoço-reunião convocado pelo governador em exercício, Givaldo Vieira (PT), para tratar de eleição com diretores-proprietários de jornais do interior do Estado, não se limitou a Cachoeiro. Também estiveram presentes representantes de veículos de Linhares e São Mateus, no norte do Estado, e Vila Valério (noroeste). 
 
Mais amplo II
A eles, o petista pediu que fosse feito um panorama das disputas nesses municípios, assumindo depois o comando da questão publicitária. Sobre Cachoeiro, porém, foi o próprio Givaldo que se pronunciou. Entre outras “cositas mais”, disse ter certeza de que o quadro por lá vai virar para o lado do prefeito Carlos Casteglione (PT), na briga contra Glauber Coelho (PR). 
 
Contra o tempo
Na reta final da campanha, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), corre atrás do prejuízo em Itapemirim (sul do Estado), onde sua mulher Norma Auyb (DEM) tenta fazer o sucessor. Parece que a barra pesou para o candidato do casal, Estevão Machado (PMDB), que enfrenta nas urnas Dr. Luciano, do PSB. 
 
Cenas da cidade
O candidato a vereador em Vitória – onde dirige diretório do PSDB – Luiz Emanuel Zouain jura que não tem nada a ver com a frase “quem paga mais, leva”, atribuída a ele ao ser questionado sobre a blindagem de A Gazeta a Luiz Paulo Vellozo Lucas, que disputa a prefeitura pelo partido. Sugerindo a prática do mau jornalismo, o tucano levou a história para o campo da subjetividade, como algo plantado em tempos de eleição. Vamos então ao que é primordial para Século Diário: os fatos. 
 
Cenas da cidade II
A conversa com eleitores citada por esta coluna ocorreu na sexta-feira (28), às 11 horas, numa barbearia em Jucutuquara, quando a eleição foi tema de debate com foco nas gestões do próprio Luiz Paulo e do prefeito João Coser (PT). Zouain apareceu no local logo após passar por lá, deixando panfletos, um cabo eleitoral da candidata Iriny Lopes (PT). Para disputar os votos, ele foi além da comparação entre mandatos, atribuindo a Iriny os seguintes adjetivos: incompetência e despreparo. 
 
Lista
Por falar em Iriny, a candidata do PT continua à frente do Ranking dos Políticos (www.politicos.org.br). Em seguida, estão os vereadores Max da Mata (PSD), Serjão Magalhães (PSB) e Sérgio Sá (PSB). 
 
Segue...
Interessante é que os três estão na coligação da petista, em uma perna disputadíssima. Fora Sérgio Sá, que estaria com a vaga garantida, Max, Serjão e outro socialista, Davi Esmael (PSB), vão ficar no voto a voto este ano. Sobra nome para o número de cadeiras.
 
O mundo dá voltas
Luciano Rezende, candidato a prefeito em Vitória pelo PPS, foi secretário de Estado de Esportes. Touro Moreno e os filhos campeões olímpicos, Esquiva e Yamaguchi, até antes das Olimpíadas deste ano, nunca haviam recebido apoio do poder público, mesmo já competindo há anos. Agora, estão todos juntos em propaganda eleitoral. Tá certo...
 
140 toques
“Lula grava comercial nacional e pede votos às candidaturas petistas”. (Juventude do PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A coisa que mais odeio é a hipocrisia. É a mentira da mentira”. Tim Maia

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/