domingo, dezembro 7, 2025
24.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

Trama bem construída

 
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) montou uma força-tarefa para conseguir trazer de volta para o seu domínio o senador Ricardo Ferraço, também do PMDB. Entre os emissários recrutados para a missão estão o ex-prefeito de Vitória e atual presidente estadual do PT João Coser.Um dos atrativos seria a vice-governadoria e com a garantia que não haveria veto ao nome que ele indicasse, muito embora há expectativa que o indicado seja o ex-governador Gerson Camata (PMDB). Juntam-se a essa pressão os esforços do pai, o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), para tentar dissuadir o filho a pular fora do palnque de Casagrande, conforme publicou A Tribuna na edição desta terça-feira (3). Tanto PH como o próprio pai do senador estariam nessa ação conjunta para impedir que Ricardo continue construindo sua própria personalidade política, que adquiriu no desempenho do seu mandato de senador. Aliás, o que lhe deu a prerrogativa de seguir na direção do palanque à reeleição do governador Renato Casagrande, independente de ouvir o pai ou o ex-governador.  
 
 
Não caiu a ficha

Tanto Theodorico Ferraço como o ex-governador ainda não entenderam que Ricardo não é mais o filho político do pai e muito menos o subordinado do ex-governador. A atitude de apoio a Casagrande consagra essa nova situação, livrando-o de um pai que está há 40 anos dando rasteira na política e de um ex-governador que o vampirizou nos últimos anos.

 
Desligando-se
Ricardo demonstra que não quer mais ser tratado pelos dois como se fosse um simples instrumento eleitoral. Porque se medir o mandato que ele realiza no Senado, Ricardo é hoje o político de maior destaque do Espírito Santo em Brasília. À semelhança do que foi em outra época a ex-deputada federal Rita Camata (PSDB). 
 
Entendido
Enquanto Ricardo ganhou destaque ao ser apontado como um dos melhores senadores da atual legislatura, PH, quando do seu mandato de senador, teve um desempenho abaixo da crítica, como também aconteceu quando foi deputado federal. Já o pai de Ricardo, não passou de baixo clero no seu mandato de deputado federal.
 
Saindo
De verdade, até a sua decisão de livrar-se politicamente do pai e do seu ex-guru político, Ricardo viveu com as feridas que Hartung e Theodorico deixaram nele na qualidade de enteado político. As ações de Ricardo dão sinais claros para os meios políticos do Estado que as chagas já cicatrizaram.
 
Manipula
O Senado está, portanto, dando condições a Ricardo para livrar-se das manipulações do ex-governador Paulo Hartung, mas que não está deixando de ocorrer agora com esse episódio da vice. Enquanto PH manda emissários com oferta da vice, a central de boatos do ex-governador divulga que o senador é quem está se movimentando para requerer a vaga de vice.   
 
Na mão

A verdade nua e crua deste momento vivido pelo senador Ricardo Ferraço é edificante para a política capixaba. O problema está na hipótese de uma recaída…

 
140 toques
“Não aceitamos coligação Frankenstein, candidatura própria já”. Da deputada federal Iriny Lopes, no Twitter
 
Pensamento
“Aqueles que têm almas preciosas é que temem a morte”. Vasily Grossman.

Mais Lidas