Domingo, 28 Abril 2024

Tropical, o retorno

EU SOU UMA LONGA HISTÓRIA – 50 ANOS DE RÁDIO (REEDIÇÃO)

CAPÍTULO XV
TROPICAL - O RETORNO


Estava tranquilo na Gazeta, quando um dia o telefone tocou. Do outro lado da linha, Alexandre Theodoro. Convidava para um almoço. Dizia que a Tropical precisava de uma pessoa para geri-la artística e administrativamente. Que a família não permitia entregar a emissora a um estranho, mas que eu era o único que poderia fazê-lo.

Talvez tomado de uma vaidade idiota, aceitei o convite. Sai da Gazeta e fui para a Tropical FM. Chegando lá, encontrei boas e más pessoas. Não posso chamá-los de profissionais. Minha trajetória foi rápida.

Episódio Tonho dos Couros

Rossini Macedo era um ilustre desconhecido. Acabara de chegar de Picuí, na Paraíba, e apareceu na Tropical com uma pilha de CDs nordestinos. Gostei de alguns. Ele queria um espaço na emissora, pois dizia-se humorista.

Achei legal a ideia de colocá-lo no ar uma vez por semana, aos sábados, às 19 horas (horário e dia ingratos no rádio). Rossini assumiu e, com dois fins de semana, já era sucesso. Com um mês, já tinha audiência total.

Era um piadista ousado. Ali já se constituía em um bom "stand up". Fui aconselhado a afastá-lo do microfone, pois o que dizia não batia com a Faesa, da qual a emissora pertence. A Faesa é uma entidade de ensino de alto conceito. A contragosto (meu e dele), tiramos Rossini do ar. Foi um erro essa interferência.

Quadro Rocky

Como disse, não estava muito confortável na emissora. Ali não tinha mais o espírito de rádio que Antário Filho havia deixado. Estava tudo muito esquisito. Tirando um Nivaldo Passamai, Andressa Carvalho, Antário Neto, ficava difícil dialogar rádio com os demais.

Uma vez, olhando para o quadro do "Rocky Persistência – a razão da vitória", o retirei da parede, peguei uma garrafa de álcool e desci até a garagem. Em um canto toquei fogo no quadro e disse em voz baixa: "Amigo Antário, as coisas aqui já não são mais como a gente pensou um dia".

Fui convidado a sair com apenas oito meses de trabalho. Foi minha primeira derrota como profissional de rádio. Logo por decisão de amadores de rádio, só podia ser.

A Tropical galgou primeiros lugares de audiência muitas vezes, mas por força de um apelo popular descabido ao rádio, a contracultura musical.

'O Trabalho'
Sobre a informação recebida do cliente externo:
Seja elogiosa ou crítica, tem de ser tomada de estudá-la.
Se elogiosa – tentar melhorar mais ainda.
Se crítica - analisar para consertos.
É como um estoque bem regulado
Existe sempre uma preocupação para mantê-lo estável"
Peter Drucker


PARABÓLICAS

Há muito que não temos notÍcias de Elyan "Pipico" Peçanha, com suas colunas nos periódicos de Cachoeiro de Itapemirim.

As atuais CPIs que rolam em Brasília já não são como as anteriores. Caíram na banalidade!

Outro de Cachoeiro que sentimos falta com o seu Mirante é o primo Mauricio Mignone.

As emissoras de rádio do norte do Estado dão completa cobertura aos campeonatos regulares de futebol do ES. Parabéns a elas.

Acesse JR Mignone no Youtube (Versões)
Roberto Carlos - Te amo, te amo, te amo - YouTube


MENSAGEM FINAL
"Nunca julgo um homem pelo que diz, mas pelo seu tom". Charles Péguy

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/