Sábado, 27 Abril 2024

Tudo em casa


A ONG Espírito Santo em Ação, antiga parceira do governador Paulo Hartung (PMDB) e conhecida por ditar as regras no Estado, realizou a entrega do seu prêmio Américo Buaiz nessa segunda-feira (7). O homenageado especial, olha só, foi Marcos Magalhães, presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), ninguém mais do que o idealizador do programa que é a vitrine da gestão atual, o Escola Viva. O prêmio, neste caso, é apenas um detalhe. Em evidência, mais uma vez, estão as relações promíscuas entre a entidade e o governo, que resolveu colocar também a educação pública nas mãos do empresariado. Para quem não se lembra, o aluguel nada modesto (R$ 60 mil mensais) da primeira “unidade modelo” do programa, que deu destino ao elefante branco da Faesa São Pedro, pertence a outro membro de prestígio da ES em Ação, Alexandre Teodoro, que ainda faz parte dos conselhos Deliberativo e Operacional da ONG e do Grupo de Trabalho “Educação em Tempo Integral”, criado para dar suporte ao programa. O interesse da entidade na educação se traduz apenas em mercado, aliás, pra lá de lucrativo. Já foram anunciadas mais cinco Escolas Vivas e os parceiros ES em Ação e ICE já delimitaram território também nas escolas de tempo integral em Vitória. A essa altura, todo mundo já tem sua “fatia do bolo”. 
Tudo em casa II
Quem também está lá no Conselho Deliberativo da ONG é o ex-secretário José Teófilo e ex-sócio de Hartung na empresa de consultoria Éconos, outro negócio pra lá de lucrativo.
Tudo em casa III
Fora as empresas que sempre dão aquela força nas campanhas eleitorais e recebem tudo e mais um pouco no governo do Estado. Lista das mais conhecidas: Futura, Manab, Imetame, Fibria (Aracruz Celulose), Grupo Coimex, Vale, Samarco, Porto Central, Cotia, ArcelorMittal...
‘Coincidência?’
Por falar na Samarco, atolada de lama até o pescoço, o link da empresa no site da ES em Ação é o único que dá erro ao ser acessado. 
Cortina de fumaça
Enquanto os parceiros trocam confetes e bajulações, o Escola Viva é alvo de críticas e protestos da própria comunidade escolar. Além de empurrada goela abaixo, a proposta não tem nada de fórmula mágica para melhorar a qualidade da educação no Estado, como se vende no Estado. Tudo balela. 
Escalado
Os empresários da Associação Comercial de Vitória tinham um encontro marcado com Hartung na manhã desta quarta-feira (9) para falar sobre seu primeiro ano de mandato. Mas quem apareceu foi o vice, César Colnago (PSDB). Dizem que ele fez uma apresentação meia-boca, preparadas às pressas, e pouco falou dos atuais projetos. Ficou mesmo naquele discurso decorado do passado, que ninguém aguenta mais.  
Nada de novo
O deputado estadual Rodrigo Coelho convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (9) para comunicar do seu pedido de desfiliação ao PT. Mas avisa que não vai falar nada sobre seu próximo destino. Cadê a novidade, então? Disso aí todo mundo está careca de saber. Deve ser parte da estratégia para chorar em público e tentar justificar sua saída sem perder o mandato. 
Escudo
A propósito, Rodrigo Coelho está mais assíduo na missão de defender a gestão Hartung na Assembleia do que o próprio líder do Governo, Gildevan Fernandes (PV). 
Estratégia
O ex-vice-prefeito de Colatina, Cirilo de Tarso (PCdoB), que é radialista, aderiu aos vídeos nas redes sociais. Há várias gravações sobre a tragédia do rio Doce, protestos contra o Escola Viva, problemas do bairro, etc, etc e etc. Cirilo é cotado como candidato a prefeito no próximo ano e rompeu com o prefeito Leonardo Deptulski (PT), o Batata. Vai usar a ferramenta para tentar minar os adversários. Deptulski, no caso, virou presa fácil.



140 toques

"Eduardo Cunha [PMDB-RJ] já mostrou várias vezes que não se sente ao menos constrangido em usar do poder de seu cargo em benefício próprio". (Renato Casagrande - PSB - no Twitter).
 
PENSAMENTO:

"A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares". Ambrose Bierce 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/