Segunda, 06 Mai 2024

Vai que cola

O presidente do PSDB no Estado, deputado federal César Colnago, até tentou, mas está difícil convencer o mercado político dessa história de o partido ter candidato ao governo em 2014. E com nome já definido: o presidente do Bandes, Guerino Balestrassi. Primeiro que o ninho tucano, ao contrário do que “vende” Colnago, não está com essa bola toda. Segundo, não faz sentido, se pensarmos nas articulações que ganham corpo no Estado, que não oferecem outra alternativa ao PSDB do que fechar com o PMDB, comandado pelo ex-governador Paulo Hartung e que tem a intenção de ir para a disputa com o senador Ricardo Ferraço, desembarcando da parceria com o PSB e PT. “Comprar” a ideia de Colnago representa afirmar que o partido irá para a eleição sozinho - repetir a aliança com o PPS em 2010 não é possível, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende já anunciou apoio à reeleição do governador Renato Casagrande, por mais de uma vez. Mas, considerando as fortes relações estabelecidas no Estado entre Hartung e o senador e presidenciável Aécio Neves - outro dia mesmo houve um oba-oba danado após reunião entre os dois no Rio de Janeiro –, é mais provável que essa aliança seja costurada, de cima para baixo, sem direito a muito pitaco do PSDB. Até lá, qualquer notícia ventilada por Colnago terá como objetivo criar um fato novo, para conseguir aumentar a “banca” do ninho tucano no jogo político. Sabe aquele ditado, “come sardinha e arrota caviar”? Então...
 
 
Tem mais...
A própria parceria que começa a se materializar em alguns estados, entre PSB-PSDB, com objetivo de isolar o PT, no Espírito Santo esbarra nesse cenário de proximidade que já existe – e como! - entre Hartung e o PSDB. Muito mais fácil do que Casagrande trabalhar esse campo. 
 
Beco sem saída
O problema é que de todo jeito fica ruim para o ninho tucano. O PMDB tem muitos candidatos fortes, os demais servirão apenas como trampolim. 
 
Não desistiu
O deputado estadual Euclério Sampaio (PDT), autor do projeto de decreto legislativo que propunha o fim do pedágio na Terceira Ponte, arquivado na Assembleia Legislativa, confirmou presença, pelo Facebook, no seminário que será realizado pelos movimentos sociais que tomaram as ruas no Estado. O debate acontece no Museu do Negro, Centro de Vitória, sábado próximo (3).
 
Caminho
A propósito, estão certos os militantes em debater os próximos passos do movimento com atividades culturais e criação de grupos de trabalhos específicos, antes de tomar as ruas novamente. É preciso cercar-se de garantias para não cair em outras armadilhas do governo do Estado. 
 
Caminho II
Como disse certa vez Valmir Noventa, dirigente estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), experiente nessa área: “qualquer luta para ter respaldo, avanço ou conquista, precisar ganhar a opinião pública, cair nos braços da sociedade”. Fica o registro.
 
Em mãos
A senadora Ana Rita (PT), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou a violência contra a mulher no Brasil, fará entrega do relatório final da CPMI a autoridades públicas do Estado, no próximo dia 9, na Assembleia Legislativa. No Estado, são mais de 33 recomendações ao governo, Defensoria, Ministério Público e Judiciário. 
 
Vai encarar?
Pergunta que não quer calar: o deputado estadual Gildevan Fernandes (PV) irá prestigiar a solenidade? Após manobra consolidada pelo senador Ricardo Ferraço, foi retirado do relatório a indicação de investigação sobre o arquivamento da denúncia de crime sexual supostamente cometido por Gildevan. A servidora municipal de Pinheiros Débora Cardoso denunciou o deputado à Comissão. Ele era prefeito na época dos fatos.
 
Gaveta
O projeto do deputado estadual Cláudio Vereza (PT), que obriga empresas potencialmente poluidoras a contratarem um responsável técnico em meio ambiente para minimizar os impactos de suas atividades, está na Procuradoria da Casa desde 8 de março. Por que será?
 
Nas redes
“Que foi nos organizando que nós desorganizamos, e que é desorganizando que vamos nos organizar". (Movimento não é por 20 centavos, é por direitos ES – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Liberdade é apenas outra palavra para definir que nada temos a perder”. Kris Kristofferson

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/