Uma semana antes de começar, de fato, a campanha para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-ES), a previsão é de uma disputa do tipo “vale tudo”. Não que até agora não tenha sido este o clima, mas entre a próxima terça-feira (20) e o dia da votação (19 de novembro), aí sim, a chapa promete esquentar. O acirramento é inevitável no processo, que já começou com polêmica e acusações, descambando para composições furadas e rompimentos. Do lado do atual presidente da Ordem, Homero Mafra, por mais que seu grupo tenha alegado questões de saúde para a saída do pleito de Luciano Machado, o que ficou no meio foi a ideia de manobra política. Já no caso de Santuzza da Costa Pereira, pesa contra ela o fim da aliança com o grupo de André Moreira, sob a justificativa de quebra de compromissos, uma marca nada positiva. Enquanto José Carlos Rizk Filho, que corria por fora, teve uma recente publicação nas redes sociais que rendeu interpretações entre os advogados. É que ele postou uma matéria com sua foto e título “OAB tem de devolver R$ 5 milhões a 10 mil advogados”, como se fosse algo atual, mas é de julho de 2013. Entre críticas e defesas, houve quem enxergasse má-fé na atitude dele. Por essas e outras, o sentimento é de frustração nos bastidores. “Fazemos qualquer negócio”?
Munição
Os pepinos do Integra Vitória caem como uma luva para os adversários do prefeito Luciano Rezende (PPS). O presidente do Bandes e ex-prefeito da Capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas, aproveitou a “deixa” para entrar na campanha de 2016. Em seu blog, atirou na direção de Luciano.
Munição II
O tucano destaca que Vitória é a cidade com mais recursos humanos, técnicos, materiais e financeiros do Espírito Santo e a “atual prefeitura não consegue fazer funcionar um simples reordenamento do transporte coletivo”. Quem dirá, diz ele, organizar uma pauta ampla.
Cola?
Aliás, ainda repercute no mercado político o pronunciamento feito pelo vereador Fabrício Gandini (PPS) em defesa do sistema. Logo depois do primeiro protesto contra o Integra Vitória, Gandini usou a tribuna da Câmara para acusar o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) de patrocinar o ato e “sabotar a prefeitura para chegar ao poder”. Lelo faz “oposição desqualificada”, disparou. Mais fácil deslegitimar o protesto, né?
Mais um
Por falar nisso, tem novo apelido para o programa de Luciano Rezende. Além de “Desintegra Vitória”, apareceu o “Estraga Vitória”.
Piada
A deputada estadual Luzia Toledo (PMDB) realiza nessa quarta-feira (14) sessão especial para homenagear os professores. Três nomes da lista chamam atenção: secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, Saulo Andreon, diretor da Escola Viva, e Aridelmo Teixeira, da ONG Espírito Santo em Ação. É mole ou quer mais?
Quem te viu…
O vereador de São Mateus Eneas Zanelato (PT) parece ter mudado de opinião em relação à concessão pública do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, sonho do prefeito Amadeu Boroto (PSB). Antes crítico ferrenho da entrega do serviço à iniciativa privada, ele agora já considera a possibilidade. O debate voltou à tona com a crise hídrica registrada por lá. Há 14 dias, a população só recebe água salgada em suas casas.
Quem te vê
Zanelato integrou uma comitiva de vereadores que visitou o sistema em Cachoeiro de Itapemirim, coordenado pela Odebrecht Ambiental, durante dois dias. Informações publicadas em seu próprio Facebook dizem que os vereadores “gostaram do que viram e ouviram”. A população já se manifestou contra a venda do SAAE em audiência pública, realizada por…Zanelato!
Eleição
Na última sexta sexta-feira (9) foi lançada a chapa um na disputa pelo comando do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos). Com o lema “Lutando junto”, é o grupo da situação.
140 toques
“Em Turim, Itália, para participar do Fórum Mundial de Desenvolvimento Local. Farei palestras sobre apoio à micro e pequena empresa”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A sabedoria é melhor do que as armas de guerra”. Eclesiastes