Segunda, 29 Abril 2024

Vashek Korinek

As rádios brasileiras têm um guardião mundial. Inicialmente, ela residia na Escandinávia, hoje está na África do Sul com seus potentes equipamentos de recepção, especializado em “ondas parasitas”



Essas ondas de rádio, segundo me explicaram uma vez e é comprovada por Vashek Korinek, são ondas que captam a freqüência normal de uma transmissão e a propagam além de seus limites técnicos. Alcançam milhares e milhares de quilômetros numa circunferência de capacidade sonora.



Há uns 30 anos, nós já recebíamos comprovações de emissoras daqui de Vitória, captadas na Escandinávia. No caso, era a Rádio Capixaba das antigas. Korinek enviava uma carta, com a comprovação da audiência numa fita k-7, além de envelope e selos, para que a gente confirmasse para ele e que éramos nós mesmos.



Para nossa surpresa, Korinek ainda está na ativa. Recebemos recentemente um kit deste de comprovação, da nossa emissora AM de Vila Velha. Enviou um mini CD, e o envelope com os selos. Já respondemos e enviamos pelo correio a comprovação que era mesmo a nossa rádio.



Vashek Korinek deve fazer o mesmo com outras emissoras do Brasil e talvez de outros lugares do planeta. Seu equipamento deve ser um rádio amador, mas com potentes qualidades de alcance e rastreamento. Uma vez ele enviou uma foto, atuando frente a seus equipamentos, mas isso tem tempo, coisa de 30 anos. Hoje ele deve estar bem mais velho, mas pelo visto continua em ação.



É um amante da arte de ser radioamador. É também um baluarte na vigilância comprobatória de emissoras de rádio de todo o planeta. Viva o Korinek! Nosso velho companheiro.



PARABÓLICAS



Oscar Figueiredo empresta toda sua experiência técnica a Rede Sim Sat, mas precisamente na RecordNews ES



Liliajane Mallman e o seu Tribuna na Estrada é um dos raros programas que leva o nome do ES para todos os cantos do Brasil.



Se o próximo governador vir a ser Ricardo Ferraço, o sistema de comunicação do Estado sofrerá profundas mudanças técnicas



A TV Vitória continua sentindo o estrago que Amaro Neto deixou ao sair dali para alçar voos maiores



MENSAGEM FINAL



Se você está numa situação ruim, não se preocupe, ela mudará. Se você está numa boa situação, não se preocupe porque ela também mudará. John Simone Jr A.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/