Vamos enterrar o passado que a memória do povo é curtíssima

Por 25 anos tenho jogado no revolto mar da Internet essas singelas mensagens lacradas em minúsculas garrafas – de vidro – esperando que você, leitor desavisado, as encontre. Mais das vezes, minhas mensagens têm a intenção de distrair, trazer um sorriso a mais na face do leitor que me prestigia. Algumas vezes, porém, a impura realidade nos atropela: a vida não é feita apenas de sorrisos e a boa notícia é superada pela indesejada das gentes. Ah, essa malvada!
*
A morte de um homem de cor chamado George Floyd ocorreu em 25 de maio de 2020, e embora tantas tragédias semelhantes apareçam frequentemente nos noticiários, essa ficou como um marco da constante luta contra o racismo arraigado no sangue e na alma desse país cognominado Terra da Liberdade. Liberdade para quais? A pergunta que não quer calar: o que mudou com a morte de mais um mártir? Se é que algo realmente mudou.
*
Em cinco anos, o número de pessoas mortas pela polícia na gentil América subiu de 1.000 em 2019 para 1.226 em 2024. A maioria das vítimas, claro, são pessoas de cor. Em um passado não muito distante, os senhores de escravos tinham direito de vida e morte sobre os que viviam sob seus chicotes. Linchamentos e perseguições eram comuns, e nunca se pensou em chamar isso de crime violento e abuso de autoridade. A escravidão acabou, mas as injustiças e perseguições continuam, sejam de forma explícita ou simulada – como se os africanos tivessem invadido ilegalmente o país! No mercado de trabalho, os de cor são constantemente preteridos, e para subir na escala administrativa, têm que se esforçar muito mais que os outros.
*
O número de processos por tiroteios policiais também não mudou com a morte de Floyd, e a polícia continua matando três vezes mais negros que brancos – e a maioria desses crimes não são analisados ou justificados. O movimento “Vidas Negras importam” teve apoio maciço em todo o país, mas não comoveu os poderosos – tudo como dantes no quartel do Abrantes. Alguma chance dessa situação melhorar no governo atual? Outros assuntos assaltam a mídia diariamente: guerras estúpidas e tarifas insensatas…vamos enterrar o passado que a memória do povo é curtíssima.
*
Onde anda o sujeito que matou covardemente um indivíduo desarmado que não cometia nenhum ato suspeito? Derek Chauvin está preso, e na semana anterior sofreu um ataque por um prisioneiro não identificado. Mas passa bem. Como diz o vulgo, vaso ruim não quebra. Recentemente, ele pediu revisão do processo, alegando que sua condenação foi injusta. A petição foi recusada!
*
Serviço de utilidade pública da coluna: minúsculas partículas invisíveis de plástico, voam tranquilas pelos ares e se depositam por toda parte, vindo se instalar no seu, no meu, nos nossos organismos. O que fazer, já que não os vemos nem percebemos? Não beba água das garrafinhas de plástico, principalmente se ficam expostas ao sol; não use vasilhame plástico no microondas nem no congelador; limpe a casa constantemente; e tente ingerir menos produtos processados. Amém! Se nada disso adiantar, que pelo menos seu time vença no próximo campeonato!