Sexta, 03 Mai 2024

Verde?

 

Deixa ver se eu entendi. As poluidoras do Estado há anos recebem tratamento mais do que privilegiado do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), incluindo concessões de licenças em tempo recorde; anulação de multas por crimes ambientais, e obas-obas de tudo quanto é gênero e gosto. Responsável por garantir a manutenção desse sistema de inúmeros interesses, a diretoria do Iema nunca respeitou nem mesmo seu corpo técnico - ai dele se ousasse contrariar o avanço de qualquer grande projeto no Estado. A situação tornou-se tão insustentável, a ponto de os próprios servidores do Iema reagirem aos absurdos e omissão. Tudo devidamente documentado. Para qualquer leigo no assunto, sobram elementos e evidências que justifiquem a convocação da secretária de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, para que explique aos capixabas a postura da pasta que comanda. Mas não para o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado Gildevan Fernandes. Para ele - só para ele -, não há fatos concretos. Se não é uma piada de mau gosto, ou Gildevan ainda não aprendeu que o papel do legislativo é fiscalizar o Executivo, ou ele está preocupado mesmo em pagar a “boquinha” que leva em suas campanhas eleitorais, já pensando nos “garantes” futuros. Mais provável até as três opções juntas. É porque o verde do partido de Gildevan nunca foi verde. Está mais para cinza, marrom, preto...
 
Bloqueio
O prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) e seu secretariado ainda não entraram em sintonia. Quando se encontram para discutir assuntos da administração, poucos secretários sentem-se à vontade para manifestar opinião. Geralmente, Rodney fala e o resto escuta. O problema é que o prefeito não é muito de falar, ai já viu.
 
Vira o disco
A propósito, já passou da hora de Rodney se preocupar com sua gestão é esquecer o ex-prefeito Neucimar Fraga (PR). A população não quer saber de desculpas ou justificativas, e sim de ação. 
 
Ops!
O prefeito interino de Guarapari, Wanderlei Astori (PDT), pode ter arrumado um problema para o prefeito eleito Orly Gomes (DEM). O pedestista publicou uma lei complementar criando a lei da ficha limpa no município, que proíbe a contratação para cargo em comissão de quem tem condenação na Justiça Eleitoral transitada em julgado ou em órgão colegiado na Justiça comum. O que isso significa?
 
Ops II!
As novas regras enquadram o ex-prefeito Edson Magalhães (sem partido), o principal cabo eleitoral de Orly, que já anunciou intenção de absorver o aliado na prefeitura, em espaço VIP. Magalhães, preso por conta da Derrama, agora vai receber abrigo aonde?
 
Quem leva?
Se antes mesmo da possibilidade de o conselheiro afastado do Tribunal de Contas Marcos Madureira antecipar sua aposentadoria, os deputados estaduais só pensavam na vaga a ser aberta, que pertence à Assembleia, imagine agora. Claudio Vereza (PT), Sérgio Borges (PMDB), Atayde Armani (DEM), Dary Pagung (PRP)...alguém?
 
Telhado de vidro
Pegou mal a inclusão do senador Ricardo Ferraço (PMDB) na lista dos motoristas que podem perder o direito de dirigir por terem acumulado 20 pontos ou mais na carteira. Ferraço, como se sabe, é um dos principais defensores da Lei Seca, com tolerância zero aos infratores de trânsito. Independente dos motivos, não deixa de ser contraditório. 
 
Por falar nele...
O senador entrou no circuito para tentar evitar o fechamento do Instituto Luiz Braille em Vitória. Apelou para a ministra do Planejamento e Gestão, Miriam Belchior, para que suste o despejo da entidade, que tem dívida com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) de R$ 300 mil. Mais uma da série de polêmicas envolvendo os terrenos de marinha.
 
Bola da vez
O vereador de Vitória Serjão Magalhães foi escolhido por unanimidade o novo presidente do PSB na Capital. Ele substitui Cleber Guerra, que assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
140 toques 
”A imprensa tem que reconhecer que a PMVV recuou em uma ação de 'assepsia' urbana face a mobilização dos ativistas autorais nas redes sociais”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha Roberto Beling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“As pessoas começam a infantilizar a sociedade. Agora temos Estado pai, Estado mãe, Estado tio, Estado avô”. Marina Silva

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/