Domingo, 28 Abril 2024

Viagem de volta

De volta a Vitória, sou surpreendida por um friozinho inusitado mas muito bem-vindo depois do calor do alto verão na Flórida. Frente fria, dizem os guardiões do clima, portanto não vai demorar. As festas juninas se engalanam por toda parte, honremos Santo Antonio, o santo casamenteiro, São João e São Pedro! Nada como a papa de milho verde, a canjica de coco, bolo de fubá e de aipim - iguarias difíceis de encontrar acima do Equador.

*

E a nossa água de coco! É incrível que em uma região cheia de coqueiros como a Flórida, poucos apreciem: os coqueiros são considerados decoração dos quintais e avenidas, como as palmeiras e as flores. Em sendo verão é tempo de mangas, e essas também apodrecem no chão, poucos as colhem. Deixam para o regozijo dos esquilos. Apesar da fartura, nos supermercados são vendidas a $1,00 dólar.

*

Minhas caminhadas matinais terminam inevitavelmente em uma barraquinha de água de coco. Natural, a verdadeira pausa que refresca. Pago com umas notas de Real esquecidas de há muito no fundo da bolsa e o vendedor se espanta - Nota de um real? Isso não existe mais. Pois é isso mesmo, não sabia que caíram de moda e hoje estão desmoralizadas e superadas. Pergunto desde quando e o dono da barraquinha acha muito engraçado. Imagina se minha coleção de moedinhas de 1 centavo de dólar (cinco centavos dos nossos) também deixarem de circular - perderei uma fortuna!

*

As moedas mudam, os valores flutuam como barco sem remo. No meu curto (sic) período de vida, quantas moedas existiram e sumiram? Perdi a conta, mas lembro dos vendedores passando manhã cedinho pelas ruas, apregoando as frutas e verduras cultivadas em suas hortas (deles) - Quanto custa a banana? Mamãe pergunta, e o vendedor informa que custa um tostão. Está cara, ela reclama, mas compra. Eu me confundia: como pode ser cara se o tostão é a moeda de menor valor? Quem ainda se lembra da moedinha de um tostão? Do fogão de barro branco? Do arco da velha?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/