A mesma moeda tem duas faces distintas, como o yin e yang

A História registra a história das duas faces da mesma moeda – cara ou coroa? Se der cara, caso com o cara, se der coroa, deixo o cara com a coroa. Mais ou menos isso. Na vida real vivemos driblando essa eterna dualidade: a mesma moeda tem duas faces distintas, como o yin e yang da filosofia chinesa: duas forças complementares e antagônicas envolvendo o universo e tudo que nele existe.
*
Como o clima, esse regulador das nossas vidas. O calor da Flórida está insuportável, dá pra fritar ovos no asfalto, como se dizia quando ovo era barato. No reverso da moeda, todos estão reclamando do frio inusitado no Brasil. Vamos ou ficamos? O que fazer no inverno capixaba quando as praias estão fora de cogitações? As montanhas seriam a opção correta, mas quem quer mais frio? Enquanto isso, na Flórida, ninguém sai de casa com o sol torrando mosquitos no capô do carro.
*
Das duas uma, diz o vulgo ao se deparar com as dualidades da existência, mesmo que sejam três ou mais. Cinema ou teatro? Táxi ou Uber? Jantamos no restaurante ou ovo frito em casa? Estou feliz do jeito que as coisas estão, ou mudo de endereço e troco o número do telefone? Preto no branco ou cinza e amarelo? Yin e Yang para meditar ou trem bala para viajar?
*
Minha amiga Ydi não nasceu na China mas de lá vieram seus antepassados, e ela se divide entre essas duas heranças culturais – americana ou chinesa? Os pais mantêm as tradições impostas por Confúcio, ela toma mimosas no café da manhã. Apesar de viverem na América, ela tem um contrato matrimonial selado e assinado antes mesmo de nascer. Ydi gostaria de se rebelar contra esse absurdo costume milenar, mas até agora nada melhor apareceu…
*
Vivemos massacrados pelas tradições inseridas no nosso mapa biológico, não importa quantas vezes a terra gire em volta do sol. A irmã gêmea de Ydi, Dian, ao contrário, respeita as tradições familiares e jamais contestaria o desejo dos pais em manter intacta a cultura do país de origem – aceita o noivo imposto e nada lhe afeta a consciência . Yin, Yang? Casaram-se ambas com os noivos impostos pelos pais, porém trocados – uma com o escolhido para a outra, a outra muito feliz com a troca.
*
Ambas tiveram filhas gêmeas, no mesmo dia. Coincidência ou a força do destino? Não acredito que as alianças cósmicas do Yin e Yang, embora poderosas, tenham influenciado essas mudanças inesperadas. Coisas da vida, diria minha avó, se tivesse conhecido uma família chinesa. Prefiro acreditar que os astros se alinharam do jeito certo, mesmo na hora errada. Mas quem define o que é certo ou errado é a consciência de cada um – mesmo quando não é consultada.