Domingo, 28 Abril 2024

​Vitória do povo

Democraticamente, o povo brasileiro foi vitorioso, quando na última eleição, em 30 de outubro, em um dos mais importantes processos eleitorais da história de lutas e por democracia, liberdade, soberania e construção de uma justiça social para o povo brasileiro, a maioria superou a extrema direita e escolheu para seu governo um grupo de partidos de centro-esquerda, para incluir o povo trabalhador no orçamento público, fazendo um enfrentamento claro da Bolsa Família contra a Bolsa de Valores e da lutadora periferia brasileira versus a Faria Lima, conservadora dos privilégios de uma elite minoritária.

Os movimentos sociais brasileiros, historicamente, sempre enfrentaram a direita nacional, formada por grupos de dominantes conservadores, preocupados só com a moralidade e ética dos outros e que sempre defenderam opiniões de extremismos pseudonacionalistas, xenofóbicos, racistas, fundamentalistas religiosos e sempre reacionários à autonomia, liberdade e independência do povo trabalhador.

Nos enfrentamentos em nossa história política, de construção da democracia, sempre em lutas do povo trabalhador por liberdade democrática, autonomia e independência econômica, social e política. O ano de 2022 ficará marcado com uma das lutas mais acirradas, num momento onde o povo vivia um cotidiano de alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis, uma alta taxa de desemprego e os salários com um baixo poder de compra, o aumento do trabalho informal, o retorno do país ao mapa da fome, e a situação de pobreza alcançando a maioria das famílias brasileiras.

Nesta luta para defender o interesse da maioria, o povo trabalhador enfrentou o despeito das elites dominantes, que defendendo seus interesses de um país para poucos, utilizaram de todos os recursos de mídias sociais, de sigilos de um século, para esconder seus interesses e desejos e não deixar aparecer os interesses de uma maioria pobre, que demonstrou mais uma vez sua capacidade de articulação, organização e luta para reconstruir e transformar o Brasil em país de todos para todos.

Na periferia, o povo lutador resistiu, a duras penas, o surgimento de grupos defendendo o uso indevido da máquina pública e setores de igrejas, além do aparelhamento de setores armados, para influenciar votos e patrões que ameaçavam com o desemprego os trabalhadores e trabalhadoras que não apoiassem seus projetos de uma sociedade conservadora de seus privilégios.

A mentira, as ameaças e o terror ideológico fizeram parte de todo o período de governo da direita brasileira e, principalmente durante o período da disputa eleitoral, utilizando avançadas tecnologias com robôs digitais e sobrecarregando as mídias sociais com suas mentiras, buscando influenciar no processo para se manter no poder, de forma autoritária e antidemocrática, num total desrespeito à Constituição Federal e às regras eleitorais e civis.
Foi uma das mais importantes e acirradas lutas na história política brasileira na defesa e manutenção da democracia que o povo brasileiro já travou neste país.

Vencemos. O povo trabalhador, democrático e republicano, venceu com sua força e capacidade de organização e luta, vai subir a rampa do Palácio do Planalto na representação de seu governo eleito com a maior votação já registrada a um presidente representante do povo trabalhador, com a responsabilidade de reconstruir um Brasil para todos.

O interesse e a necessidade do povo trabalhador, a maioria da população, são por um governo democrático, com a participação popular nos debates e nas decisões para implementação das políticas públicas, nada para nós sem nós. É preciso e necessário incluir a periferia no orçamento público.

A nossa jornada de lutas para a defesa da democracia foi longa, nossas lutas foram decisivas, nos fortaleceram e nos unificaram para agora a permanente vigilância para que não haja retrocesso, pois nosso adversário foi derrotado, mas permanece na defesa de seus interesses, portanto a luta continua sempre, porque as forças sociais são dinâmicas, estão em permanente movimento. Enquanto houver vida, haverá lutas.

Foram milhões de guerreiros e guerreiras da democracia que sustentaram nossas bandeiras de lutas neste momento tão acirrado de enfrentamento do Bolsa Família versus a conservadora Bolsa de Valores, enfrentando o ódio e as ameaças armadas. O povo não recuou e mostrou ao mundo sua coragem, capacidade de organização, de luta, mesmo com ameaças às suas vidas, e que nenhuma violência jamais impedirá a defesa das necessidades e interesses do povo trabalhador.

Nada nem ninguém será capaz de dominar o desejo da maioria de um povo, quando este quer ser sujeito de sua própria história e das lutas democráticas de seu país.

Para defender os interesses de um povo democrático, devemos manter a ampla unidade das forças populares de centro esquerda e articular as demais forças democráticas existentes em nossa sociedade para as múltiplas lutas por desenvolvimento com justiça social, defesa do meio ambiente e da ecologia, dos direitos do ser humano e de todas as formas de vida em nosso planeta.

Este governo eleito é a expressão de um projeto que representa política, cultural e socialmente a classe trabalhadora massacrada pela fome, desemprego, violência, negacionismo científico e redução das políticas públicas que só interessam ao povo trabalhador, que busca a defesa e a ampliação da democracia brasileira, pois sem ela, beiramos à barbárie.

A vitória do povo brasileiro também fortalece a esperança do povo latino-americano, oportuniza nossa integração, o fortalecimento do BRICS e a cooperação com a África. Os povos trabalhadores do mundo agora voltam a ver o Brasil como um país amigo e aliado.

Vencemos, devemos e precisamos comemorar e realizar em todas as periferias uma verdadeira festa popular, pois esta posse é da democracia, nossa capacidade de organização e luta para o enfrentamento de quem quiser reduzir nossos direitos e interesses, nossas políticas públicas para reduzir as desigualdades e trazer justiça social para todo nosso povo.

Vamos gritar bem forte ao mundo, e principalmente aos nossos adversários: "que ninguém nunca ouse duvidar da capacidade de organização e luta do povo trabalhador brasileiro".

Feliz Natal e um próspero e muito feliz 2023.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 2

Luiz Alexandre Oxley da Rocha em Terça, 20 Dezembro 2022 13:27

Caetano Roque me representa!

Caetano Roque me representa!
José Carlos em Quinta, 22 Dezembro 2022 19:34

Nosso povo trabalhador é vitorioso, sempre guerreiro em suas histórias de lutas por um futuro melhor para si e para os seus. Parabéns ao Jornal Século Diário e ao seu colunista Caetano Roque por nos trazer sempre estas reflexões, que fortalecem nossa democracia na esperança e busca de cidadania plena para todos. Boas Festas e um Feliz e próspero 2023.

Nosso povo trabalhador é vitorioso, sempre guerreiro em suas histórias de lutas por um futuro melhor para si e para os seus. Parabéns ao Jornal Século Diário e ao seu colunista Caetano Roque por nos trazer sempre estas reflexões, que fortalecem nossa democracia na esperança e busca de cidadania plena para todos. Boas Festas e um Feliz e próspero 2023.
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/