Domingo, 28 Abril 2024

Viver com propósito

Começo a batucar meu teclado bipolar (português/inglês) para criar a melhor de todas as crônicas já escritas, quando um estrondo vindo da cozinha invade meus ouvidos. Prossigo com propósito em minha relevante tarefa ou corro para avaliar a extensão do desastre? Não devia, mas o dever me chama. Lá chegando, vejo estilhaçado no chão meu lindo pote de vidro, agora reduzido a cacos azulados de diversos tamanhos.

*

Ora direis, um simples pote de vidro? Esse, no entanto, era parte integrante de um jogo antigo que muito estimo. Velho é meu jogo de panelas, algo antigo e precioso aqui chamamos vintage, como a coroa de águas-marinhas que o governo brasileiro presenteou a rainha Elizabeth, no dia da coroação. Seria algo parecido com as joias do ex-presidente? Com tantas coroas e tiaras que a majestade já acumulava, para deleite das noras-netas.

*

Esparramado pelo chão como um coração dilacerado, vejo o azeite de oliva que o pote armazenava, no que aqui chamamos de acúmulo de tragédias: o pote vintage e o azeite, que nem custa uma fortuna, mesmo em dólares. Mas você já limpou um litro de azeite espalhado pelo chão? Quando finalmente volto ao computador…Qual era mesmo o assunto de hoje? Não consigo mais lembrar. Seria sobre a Floresta Amazônica? Mesmo morando em Miami, estou sempre de olho nela.

*

Temos aqui um pequeno engano ou engodo: moro eu em Miami? Quando ligo para familiares me identifico como Wanda, de Miami, e todos sabem que sou eu, mas não moro em Miami. Esse lugar existe, temos provas disto, mas a Miami fictícia é muito maior que a Miami física, com seus mil tentáculos disfarçados em ruas arborizadas e largas highways. Moro na cidade de Miramar, FL, mas quando me perguntam, digo que moro em Miami, mesmo se Miramar não pertence à Grande Miami. Entendido?

*

O sucesso literário da vez: uma freira de 103 anos está lançando um livro de memórias. Ora direis, o que uma freira vivendo reclusa em um convento tem a revelar que possa melhorar as pessoas e mudar o mundo? Nesses tempos em que qualquer adolescente já escreveu um livro ou produziu um filme ou inventou uma fórmula para emagrecer sem regime e sem ginástica, precisamos de mais um livro? No caso da freira centenária, acho que sim.

*

O título do livro já diz tudo: Acorde com propósito - o que aprendi nos meus primeiros 100 anos. É ou não é otimismo? Sister Jean, famosa torcedora e capelã do time masculino de futebol americano da Universidade de Loyola, disse: Quem diria que eu ia precisar de 90 anos para ficar famosa? A freira tem muito que contar e dá muitas dicas para viver melhor. Escolhi esta…

*

A última coisa que faço antes de dormir é lembrar o que fiz de bom nesse dia. Muitas pessoas vão para a cama pensando no que saiu errado e acordam tristes…lembrando das coisas boas que fiz durmo feliz e acordo feliz. Você pode escolher a felicidade, e se sentir feliz faz você se manter mentalmente saudável." Deixo aqui a dica, não custa tentar.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/