Segunda, 06 Mai 2024

Vou te dar uma rosa

Hoje vou te dar uma rosa e aí talvez você esqueça o mapa da violência que aponta que nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país acima de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na década de 90. O número de mortes nesse período aumentou 230%. As medidas tomadas pela proteção à mulher muitas vezes é motivo de piada, enquanto as mulheres continuam morrendo.



Talvez eu te dê uma caixa de chocolates e você esqueça que segundo o IBGE, o rendimento médio da mulher brasileira equivale a 72,3% da renda média dos homens, ou seja, o salário das mulheres permanece 28% inferior aos dos homens. Aí você esquece, que além de ganhar menos que o homem você tem uma jornada dupla, às vezes tripla para cumprir.



Talvez eu te dê uma joia, um sapato novo ou um vestido e você esqueça a criminalização das decisões sobre seu corpo. Os assédios sexuais e morais que sofre no trabalho, no ônibus, na busca por atendimentos básicos. Quem sabe você esquece que tem direito a exame de prevenção a câncer de mama, de útero, de tratamento pré-natal e direito a um parto humanizado.



Talvez eu te leve para jantar e você esqueça que tem apenas quatro meses de licença maternidade, isso se não for mandada para o olho da rua meses depois do retorno ao trabalho. Talvez você esqueça que tem de dormir na fila da creche para conseguir vaga, que tem de dormir na fila do hospital para conseguir atendimento para o filho, que tem de se humilhar na fila da revista para visitar o filho, o marido, o namorado na cadeia.



Agora se você prefere os presentes à luta, talvez você esqueça que o dia 8 de março é um dia de luta e não uma comemoração machista levada a frivolidade pelas “lembrancinhas” em homenagem ao seu dia. Mas se você achar que nada disso tem a ver com você, saiba que se você perdeu um minuto para ler essa coluna, no mesmo período saiba que pelo menos quatro mulheres foram agredidas.



Fragmentos:



1 – A Assembleia Legislativa promulgou o Projeto de Resolução 3.366, o popular “cabidão”, que vai permitir que os deputados tenham seus gabinetes externos.



2 – Não é só na Câmara dos Deputados que as minorias são desrespeitadas, não é Câmara de Vitória?



3 – O ex-ministro José Dirceu faz palestra às 19 horas no Centro de Convenções de Vitória.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/