Sábado, 27 Abril 2024

A Culpa, peça baseado nas obras Kafka, será encenada esta quarta (18)

A Culpa, peça baseado nas obras Kafka, será encenada esta quarta (18)
 
Um mergulho na alma do homem moderno. Um mergulho sem volta. Assim é A Culpa, monólogo escrito a quatro mãos pelo ator Luiz Carlos Cardoso e pelo diretor Carlos Ola, tendo como inspiração as obras do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924). A peça será apresentada no próximo dia 18, encerrando a temporada 2013 do projeto Quartas no Theatro Carlos Gomes.
 
Na peça, vê-se um ator no palco buscando transbordar sentimentos ainda em construção, indo ao encontro de dúvidas que vão desde a não aceitação do pai pelo amor, pelo zelo e pelo crescimento do filho, até o modo como ele se sentava à mesa. Quem manda e quem obedece? Até onde vão as relações de hierarquia e subordinação que enfrentamos todos os dias, inclusive dentro de casa? Pede-se licença a Kafka para dar um novo significado ao seu discurso, flertando com a dança experimental de Jeremias Schaydegger para (tentar) responder a essas perguntas. A Culpa é de todos.
 
Contemplado em 2012 pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim, o espetáculo estreou em novembro daquele mesmo ano, em Guaçuí e em Cachoeiro de Itapemirim. Depois disso, seguiu carreira em palcos dentro e fora do Brasil. No Chile, por exemplo, foi apresentado em dois festivais internacionais. Em Portugal, teve chancela do projeto Espírito Mundo, que leva artistas brasileiros para a Europa. Também marcou presença no Festival de Teatro de Curitiba, o maior do país, além de festivais no Piauí, na Bahia e no Espírito Santo. Em 2014, participará da primeira mostra de teatro brasileiro, a ser realizada em Moçambique.
 
Concepção
O monólogo A Culpa surgiu a partir da obra de Franz Kafka. Os estudos sobre o autor resultaram em um processo de criação coletiva que envolveu o ator Luiz Carlos Cardoso, o diretor Carlos Ola, o assistente de direção Victor Coelho, o coreógrafo Jeremias Schaydegger e o violinista João de Paula Junior. A união entre dança, teatro e música resultou no monólogo com os principais trechos da obra Carta ao Pai, de Kafka.
 
Ao criar o espetáculo, seus autores pensaram naqueles sentimentos como amor, ódio, saudade, distanciamento, cólera e raiva, bem como as relações de subordinação e dominação que permeiam a história da humanidade desde sua origem: Deus, Adão e Eva; o homem e o fogo; os animais e a fome; a vida e a água; os profetas e os seguidores; os descobridores e a terra; os senhores e os escravos; os governos e os cidadãos; pai e filho. Esta última relação, denota um tom visceral: é o sangue que fala mais alto. Aqui, é possível encontrar Franz Kafka.
 
Carta ao Pai é uma obra especial. Primeiro, por não ser ficcional. É o próprio Kafka quem expõe suas relações com o pai ao longo das páginas, deixando para a posteridade a verdade sobre seus sentimentos. Além disso, por não serem ficcionais, os fatos vão se formatando na cabeça do leitor que dá às palavras e às histórias seus sentidos próprios, de acordo com seu repertório emotivo. Ou seja, cada leitor tem a sua perspectiva ao ter ideia das confissões kafkianas. E, finalmente, porque Kafka é mestre em expressar o verdadeiro significado da literatura: suas palavras evocam os sentidos. Em Carta ao Pai, sem personagens ficcionais, sem ideias mirabolantes, sem mentira, a citação é mais que verdadeira. É por isso que a escolhemos para montar o espetáculo.
 
Serviço
Monólogo A Culpa encerra a temporada Quartas no Theatro Carlos Gomes, esta quarta-feira (18), às 19 horas, no Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Ingressos: R$ 1 (meia-entrada) e R$ 2 (inteira). Mais informações (27) 3132-8396

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/