domingo, setembro 14, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, setembro 14, 2025
domingo, setembro 14, 2025

Leia Também:

Abertas inscrições para vivência indígena em Aracruz

Mais: programação da vivência; doces de Cosme e Damião; Slam em Viana

Estão abertas as inscrições para escolas do Espírito Santo interessadas em levar turmas de estudantes para participar da 2ª Festa da Imbirema, que acontece na sexta-feira (26), das 9h às 16h30, na Aldeia Tupinikim de Caieiras Velha, em Aracruz, norte do Estado. A festa é uma celebração cultural e educativa em torno da Imbirema, árvore nativa fundamental para a confecção de artesanatos e vestimentas tradicionais.

Renata Apolinário

A programação inclui exposição e venda de artesanato indígena, pintura corporal, apresentações de música e danças tradicionais, além de rodas de conversa sobre a importância da planta para a cultura e a preservação ambiental. As turmas interessadas poderão se inscrever até a sexta-feira (19), por meio deste formulário online. A produção do evento entrará em contato com os grupos escolhidos para orientar sobre a participação.

Programação

A 2ª Festa da Imbirema busca fortalecer a valorização da cultura indígena Tupinikim e promover a troca de saberes entre as comunidades e a sociedade em geral. O evento conta com apoio da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG). A programação começa às 9h, com café da manhã, seguido de apresentações de congo e dança tradicional com os Curumins Guerreiros Tupinikins e roda de conversa sobre história e uso da Imbirema pelo povo Tupinikim com Mestre Mizinho e convidados.

Programação II

Na parte da tarde, a programação continua às 13h, com uma nova recepção das escolas e apresentações de congo e dança com os Curumins Guerreiros Tupinikins. Às 14h, orientação da engenheira florestal Bárbara Tupinikim sobre a Imbirema. Em seguida, pausa para o lanche. A programação finda com despedida com canto e danças tradicionais, das 16h às 16h30.

Doação de doces

CVUCA

O Dia de São Cosme e Damião está se aproximando e os preparativos para a tradicional festa já começaram. O Coletivo Zacimba Educa coleta doações de doces diversos, a serem distribuídos não somente no dia 27 de setembro, no Mirante do bairro Conquista, em Vitória, mas também em 25 de outubro, quando é comemorado o dia de Crispim e Crispiniano, na orla de Nova Palestina, também na Capital.

Como doar?

Para doar, basta entrar em contato com o coordenador do coletivo, João Paulo dos Santos, pelo telefone (27) 996344875 ou fazer um pix de qualquer valor para 059.336.017-64. As doações podem ser feitas até 25 de outubro. Tanto a comemoração de setembro quanto a de outubro fazem parte do Ciclo Ayô, um projeto de celebração das infâncias e das culturas populares que pulsa nos territórios periféricos, que será realizado entre setembro e novembro, já que, além das comemorações com distribuição de doces, acontecerá em novembro o Festival das Crias, também no Mirante do Conquista, com oficinas de rima e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Atrações

Além da distribuição de 250 sacos de doces em cada uma das comemorações, haverá, ainda, contação de estórias com a escritora, produtora cultural e pedagoga especialista em infâncias e letramento, Rafaela Camargo. Outra atividade será a intervenção poética com Ira, slammer, compositor, escritor, articulador, educador social e estudante de filosofia. O coordenador do coletivo informa que a atividade tem como objetivo resgatar a cultura popular e festejar o ciclo das crianças, que, conforme afirma, é uma prática muito conhecida na cultura de matriz africana. Também é uma forma de conectar a comunidade, promover integração.

O Zacimba Educa

O Zacimba Educa, formado principalmente por jovens da região, realiza as atividades nos dias de Cosme e Damião e Crispim e Crispiniano há cinco anos, tendo contemplado, até o momento, cerca de 1,5 mil crianças nessas ações. As quatro divindades são cultuadas nos terreiros de Umbanda, sendo consideradas alguns dos elementos principais na linha dos ibêjis, assim como Cosme e Damião, ou seja, crianças que trazem alegria e prosperidade.

ViaSlam 2.5

Divulgação

Começou nesse sábado (13) o ViaSlam 2.5, organizado pelo Coletivo Cultura Bethânia. A iniciativa consiste em uma série de batalhas de poesia falada, em que os jovens periféricos expressam sua realidade para debater pautas sociais, reivindicar direitos e combater toda forma de preconceitos. Em Viana, o Slam tem ganhado força desde 2022, por meio das competições promovidas pelo Coletivo.

Conexão

Para o coordenador do Coletivo Cultura Bethânia, Ramon Matheus, o nome do projeto se propõe a conectar a cidade de Viana a este modo de fazer cultura. “‘A palavra Via’ significa as iniciais do nome da cidade, mas também se relaciona com a cultura slam enquanto espaço de construção de ‘vias’ de acessos, caminhos, trajetos, rotas e viabilização e difusão da cultura, principalmente aquelas construídas em territórios periféricos”, observa.

Cinecria

A programação prossegue na sexta-feira (19), às 19h, com as sessões de cineclubismo do CineCria – Mostra Infantil, que tem como público-alvo crianças de 5 a 12 anos de idade. Ao todo, serão realizadas 16 sessões de cinema ao longo de oito meses, no bairro Campo Verde, com o objetivo de alcançar 30 crianças por exibição. O cineclube será focado na mostra de curtas, médias e longas-metragens infantis brasileiros que tenham como temática a construção e reflexões sociais.

Batalha do NB

Outra frente de atuação do Coletivo Cultura Bethânia é a Batalha do NB, como é chamada a batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro Nova Bethânia, em Viana.
A sexta temporada da roda cultural vai acontecer no dia 20 de setembro, às 19h, na Praça de Nova Bethânia, onde os encontros dos jovens da região acontecem desde 2020, quinzenalmente, aos domingos. O projeto vai compreender 16 edições de batalhas de rima durante o período de oito meses, com limite de participação de 16 MCs por edição.

Até a próxima coluna!

E-mail: [email protected]

Mais Lidas