sexta-feira, março 13, 2026
31.9 C
Vitória
sexta-feira, março 13, 2026
sexta-feira, março 13, 2026

Leia Também:

Ailton Krenak será homenageado com comenda pelo governo do Estado

Cerimônia no Carlos Gomes contará também com exibição de filme sobre o líder indígena

Leonardo Sá

O Governo do Estado vai conceder, na próxima segunda-feira (16), às 17 horas, a Comenda Jerônymo Monteiro, Ordem Grã-Cruz, sua maior honraria, ao escritor, socioambientalista, líder indígena e membro da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak. A cerimônia será realizada no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, com a entrega da homenagem pelo governador Renato Casagrande (PSB).

Durante o evento, também será exibido o documentário Ailton Krenak: O Sonho da Pedra, seguido de um bate-papo com o diretor Marco Altberg. A mediação será realizada pela subsecretária de Políticas Culturais da Secretaria da Cultura (Secult), Carolina Ruas.

Criada pelo Decreto nº 230, de 19 de abril de 1972, a Ordem Estadual do Mérito Jerônymo Monteiro destina-se a agraciar personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas e merecedoras da gratidão e da admiração do povo capixaba.

Ailton Krenak, nascido em 1953 em Itabirinha (MG), é uma das principais lideranças indígenas e pensadores do Brasil. Descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos, atua no movimento indígena desde os anos 1980. Participou da criação de importantes organizações e teve papel fundamental na conquista dos direitos indígenas na Constituição de 1988.

Ambientalista, filósofo e escritor, recebeu em 2020 o Prêmio Juca Pato pelo livro Ideias para adiar o fim do mundo e também foi agraciado com títulos de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ailton Krenak: O Sonho da Pedra, tem 52 minutos de duração e apresenta o pensamento e a trajetória do líder indígena. Ao longo de sua vida, Krenak percorreu diferentes regiões do Brasil e do mundo, tornando-se uma importante voz na defesa das culturas originárias brasileiras. O filme reúne imagens e depoimentos de Ailton Krenak em diferentes momentos de sua trajetória, além de participações de personagens que fazem parte de seu universo.

Em maio de 2025, Krenak participou, do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, do seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral”. Em entrevista ao Século Diário, o líder indígena refletiu sobre o planeta e suas constantes visitas ao Espírito Santo. “A questão de ser capixaba ou mineiro não era uma questão relevante para nós. A gente transita nesse território como um território ancestral. Do ponto de vista cultural, a região do vale do Rio Doce é um território indígena, mesmo que não seja demarcado, no nosso imaginário, é um território ancestral”, exaltou na ocasião.

Serviço

Cerimônia de entrega da Comenda Jerônymo Monteiro a Ailton Krenak, exibição do documentário “Ailton Krenak: O Sonho da Pedra” e bate-papo com o diretor Marco Altberg
Local: Theatro Carlos Gomes – Vitória (ES)
Data: 16/03 (segunda-feira)
Horário: 17 horas
Entrada: gratuita e aberta ao público (sujeito a lotação)

Mais Lidas