terça-feira, julho 1, 2025
21.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Alain Resnais faz reflexão sobre a ideia de morte

Parece que Alan Resnais, diretor francês de 90 anos, quer demonstrar que ainda produz cinema com eficácia em Vocês Ainda Não Viram Nada!, seu mais novo longa-metragem.

 
Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012, o filme é uma adaptação que se baseia em duas peças do dramaturgo francês Jean Anouilh – Eurydice e Cher Antoine. O enredo começa a se desenrolar com a morte do dramaturgo Antoine d’Anthac – personagem de Denis Podalydés. 
 
A partir daí, atores que encenaram Eurydice – uma de suas produções na narrativa – no passado são chamados à mansão de d’Anthac para a leitura inusitada de seu testamento. Em que eles devem avaliar o vídeo da jovem trupe Compagnie de la Colombe encenando o mesmo espetáculo e depois decidir se eles têm ou não autorização para tocar com o espetáculo.
 

Alan Resnais é conhecido por recusar a nostalgia, então esses dois momentos – do passado e do presente – vão se dissipando no decorrer da trama. A cada fala ou interpretação da trupe novata faz com que o passado e o presente sejam capazes de criar uma conexão. Essa conexão emerge no momento em que os veteranos atores também começam a rememorar o espetáculo e encená-lo. 

 
As diferenças entre o novo e o antigo, portanto, se dispersam na medida em que a repetição de diálogos faz progredir a gravidade da tragédia – sendo transformada, ao fim da encenação, em uma só.
 
Nesse aspecto, a rejeição de Resnais à nostalgia fica ainda mais clara, pois aceitar o nostálgico é também aceitar falecer. E essa produção audiovisual atravessa a morte por três vezes: o filme propriamente dito, a peça de teatro encenada e o vídeo que o dramaturgo Antoine d’Anthac faz com que ele se mantenha presente, vivo – mesmo que seja em forma de memória.
 
Serviço
Vocês Ainda Não Viram Nada! (Vous n’avez encore rien vu, França/Alemanha, 2012, 115 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 21h10. Sexta também 19h.

Mais Lidas