Segunda, 29 Abril 2024

Análise: ???A Caça???

Análise: ???A Caça???
O caminho de doces de João e Maria parece ter se ampliado e conquistado todas as fronteiras do mundo real. Dessa forma a infância surge como uma época áurea, onde a ingenuidade é mais valorizada que a próprio conhecimento, tática esta válida para todos os campos, desde o cognitivo à estética (passando pelo gastronômico, social, econômico, etc.). Dessa forma tudo que é mais doce, mais colorido, mais divertido, é mais apreciado.
 
Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha numa escola infantil em um pequeno vilarejo, onde todos moradores se conhecem e onde se nutre um sentimento de amizade mútua entre eles. Além dos encontros regulares para beber, a caça é a outra atividade comum da região. Um dia, Klara, filha de seu melhor amigo e sua aluna, acusa-o de assédio. A partir daí tudo se transforma e ele passa a ser desprezado pelo povoado.
 
Quando a lógica que permeia a sociedade é deslocada, todos os valores são equiparados e todos ganham poder nessa sociedade superdemocrática. Um dos defeitos dessa sociedade igualitária é o discernimento do poder e a possibilidade de ser ouvido de qualquer forma, mesmo não tendo nada importante a dizer.
 


Klara não se lembra muito bem do ocorrido, mas diz a diretora que foi acossada por Lucas, que logo desmente. Por ser um tema delicado, todos logo se colocam do lado da garotinha, sem dar ao professor a oportunidade de defesa. 
 
Lucas, que está lutando pela custódia do filho, agora deve empenhar-se em mostrar sua inocência, mesmo sem ter provas substanciais.
 
Um filme duro, com uma temática polêmica, sem nenhum viés infantil. Feito para adultos, discutindo justamente o limite tão bem demarcado entre estes dois mundos e dos quais insistem em desfazer as linhas. 
 
A violência explícita em determinados pontos atua como necessidade básica de separação, tendo um quê animalesco no respeito aos tabus sociais que desde sempre prosperaram por algum motivo. 
 
A separação fica ainda mais clara quando seu filho cumpre a idade mínima para caçar e debuta na sociedade, agora pertencendo ao time dos adultos, onde não há espaço para meninos.
 
O diretor, Thomas Vintemberg, que surgiu com o ótimo Festa de Família (1998), também tocando na polêmica da pedofilia, volta a ressuscitar o tema dessa vez com uma linguagem menos experimental, mas com uma maior clareza narrativa que pontua o roteiro com ações constantes e um grande ritmo psicológico.
 
 A fotografia ganha destaque pela sobriedade e monocromia, atuando quase como um documento visual do caso, testemunhando sempre a favor da maturidade, criando assim elementos de um julgamento que persiste até o fim e que muitas vezes fica sem resposta.
 
Serviço
A Caça (Jagten, Dinamarca, 2012, 115 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 21h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/