Sexta, 10 Mai 2024

Análise: ???Dentro de Casa???

Análise: ???Dentro de Casa???

 

Numa época pós-moderna, em que todos limites são questionados, a ruptura entre público e o privado é percebida no avanço das tecnologias que permite um maior monitoramento da vida pessoal. 
 
Câmeras menores e com maior resolução que podem penetrar em qualquer espaço. A divulgação massiva devido à facilidade de acesso a informação e a tão sonhada democratização dos conteúdos e da forma de exibição pela internet são algumas mudanças que propiciam uma maior visibilidade de outras vidas, sejam em forma de ficção ou realidade. 
 
Do mesmo modo acontece a quebra de paradigma em relação ao modo de se expor: acontecimentos pessoais ganham espaço nos blogs, revistas e sites de imagens e vídeos; a espetacularização do cotidiano levando ao limite as experiências pessoais para chamar a atenção. Cai então o muro da diferença e a vida privada é escancarada em outros meios.
 
Esse enorme reality show em que se transforma a vida, entretanto, requer de algum espectador para vê-lo. Mas se todos somos atores, quem estará assistindo?
 
Germain (Fabrice Luchini) é professor de literatura, e caindo na rotina acadêmica não encontra nenhum talento em seus alunos. Um dia se depara com a redação de Claude (Ernst Umhauer) e se detém na possibilidade de tutelar um novo escritor. 
 
Sua redação no entanto é a descrição realista da  vida de seu colega e para realizar a continuação da história necessita entrar cada vez mais em sua casa.
 


A representação parece ter perdido importância no mundo atual, com tanta informação instantânea. Não se faz necessário recorrer a figuras de linguagem para descrever certas situações. Cria-se assim um estilo direto, quase jornalístico, que mostra o objeto tal como ele é. 
 
Desse modo voltamos à vida cotidiana como riqueza de elementos, só nos restando prestar atenção neles. Se vemos a vida como uma janela-tela-monitor, temos nessa moldura todos acontecimentos já narrados alguma vez  na literatura universal.
 
Dentro da Casa mostra a intromissão criativa do autor, penetrando em mundos pessoais à procura de uma história. Criando uma metalinguagem o filme realiza-se em ficções dentro de ficções chegando ao cúmulo de perder-se em especulações sobre a vida real e sua representação. 
 
Dois mundos vão se entretecendo e recriando novas possibilidades, de forma que a vida do professor pouco a pouco entre na história do aluno e esta entre na de seu colega e crie uma narrativa maior, englobando tudo o que toca. 
 
Isso fica claro na cena em que observam as casas desde o banco do jardim, com inúmeras cenas ocorrendo em pequenas janelas, como se fosse uma grande televisão, com inúmeros canais simultâneos
 
A necessidade de criar ambientes específicos para cada história vai atenuando a medida em que tudo se entrelaça: a amplitude das cenas acadêmicas, a claridade da casa alheia, a claustrofobia da rotina em seu próprio lar, tudo vai desaparecendo e pouco a pouco invadindo novas esferas, até mesmo materializar-se em conversas imaginadas, como se a história principal fosse se escrevendo a medida que as vivencias se constroem, podendo percorrer caminhos diversos. 
 
O aluno pouco a pouco vai ganhando o espaço de seu tutor, percebendo que mesmo partindo da realidade existem muitas formas de se contar uma história. É preciso pois cuidado para não cair na mesmice.
 
Serviço
Dentro de Casa (Dans la Maison, França, 2012, 105 minutos, 14 anos)



Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 17h.

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