Sexta, 03 Mai 2024

Análise: O Impossível

Análise: O Impossível

Quando o simulacro atinge a vida cotidiana, nem damos conta de que vivemos num mundo falseado onde esta falsidade é muito mais interessante que a vida real. Esta simulação se faz presente primeiro no cinema, criando um mundo mágico que torna tudo muito mais belo e melhor. Surge assim uma sociedade espetacular na qual a imagem toma todos os espaços de convívio e de relações sociais.

 


Em grandes produções de Hollywood esta simulação se vê hiper-real, muitas vezes mais do que a vida mesmo, e esse é o grande apelo deste tipo de cinema.
 
Em O Impossível, acedemos ao primeiro tsunami da era televisiva registrado e com muito assombro vemos cenas das grandes ondas invadindo hotéis e levando tudo o que encontra. O filme entretanto recria este assustador evento e o transforma numa linda e aterradora forma de separação de uma família.
 
Maria (Naomi Watts) está tomando banho de sol enquanto seus filhos brincam com o pai Henri (Ewan McGregor), quando chega o tsunami e tudo fica literalmente debaixo d’água.
 
Com efeitos surpreendentes ficamos vários minutos sem respiração e sem nenhuma visibilidade, acompanhando os minutos submersos da mãe.
 
Um drama exacerbado pela temática – a família separada que busca reencontrar-se, que reflete na trilha sonora e em caras chorosas constantemente acentuadas por se tratar de crianças.
 
A maquiagem também entra num hiper-realismo sangrento, onde todas feridas sempre estão abertas e sangrando, mas com um único fim, a realidade, assim como os efeitos especiais ampliam a sensação de desconforto. 
 
Se por um lado o excesso de gritos e de músicas sentimentais pode cansar, por outro as imagens submersas, silenciosas e opacas dão o descanso necessário. Talvez aí esteja a verdadeira função do cinema, abrir um mundo de possibilidades onde o espectador construa a sensação, e não nos efeitos que só refletem a realidade ou a transpassam nos aspectos mais previsíveis.
 
Serviço
O Impossível (The Impossible, EUA/Espanha, 2012, 107 minutos, 12 anos) 
 
Cine Kinoplex - Shopping Praia da Costa: Sala 2. 20h50. 
Cinemark - Shopping Vitória: Sala 6. 22h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/