Sábado, 04 Mai 2024

Análise: ???Segredos de Sangue???

Análise: ???Segredos de Sangue???
Com a estética dominando todas as áreas da vida humana em nossa sociedade da informação e da imagem (atualização da sociedade do espetáculo), não seria de estranhar que cada dia a beleza vem desenvolvendo-se em campos alheios até então. 
 
A dor, a morte, o asco, que há algum tempo ainda faziam parte de uma categoria estética, que segundo Kant recaía mais sobre o grotesco, atualmente se maquiam e se inserem no belo.
 
A família Stoker acaba de perder seu patriarca e no funeral deste aparece um membro familiar oculto por anos. Irmão do falecido, Charles (Matthew Goode) passou anos fora do ambiente familiar, agora quer ficar na casa de seu irmão para amparo de sua esposa Evelin (Nikole Kidman) e sua filha Índia (Mia Wasikowska) que acaba de cumprir 18 anos.
 


Nesse ambiente funesto pouco a pouco percebemos as verdadeiras intenções de cada personagem. E no desabrochar da jovem Índia temos o reflexo de todo um mundo adulto que se mostra em suas diferentes facetas, muitas vezes muito distinto do que nos contam quando somos crianças.
 
Segredos de Sangue se desdobra entre visões pessoais de Índia, onde cada passo pode ser repensado significando uma coisa totalmente distinta. Colocando estas opções no mesmo corte, deparamos com uma construção de narrativas dentro de uma só história, ampliando as leituras de uma forma nada didática, forçando o espectador a uma criação contrária aos filmes americanos (principalmente os protagonizados pelo reconhecido elenco presente).
 
A estetização da violência, marca registrada do diretor, parece ser o ponto de ligação que prende o espectador, que olha escondido, sem ser convidado, assim como outros personagens que tentam aparecer na trama. 
 
Dessa forma seduz uma imagem belíssima, do mesmo modo que o estranhamento da montagem distancia uma possível identificação com linguagens mais presentes nas salas de cinema - geralmente o filão estadunidense.
 
Chan-wook Park, aclamado pela Trilogia da Vingança (Mr. Vingança, 2002; Oldboy, 2003; Lady Vingança, 2005) recorre os mesmos passos estéticos propondo a violência como sublime, uma forma de libertação, a catarse em si mesmo. 
 
Dessa vez ousa um pouco mais em câmeras mais subjetivas, planos pessoais de cada personagem, que mostram uma beleza escondida nas coisas mais banais, enquadramentos perfeitos que utilizam todos elementos de cena, assim como profundidades de campo e cores vivas.
 
Os efeitos visuais carregam ainda mais a beleza da imagem tornando-a tão bela que deixa de ser a realidade, passando a representação pura. Desse modo a carnificina é um quadro de natureza morta, o sangue surge como vermelho pincelado calculadamente em determinadas composições.
 
Serviço
Segredos de Sangue (Stoker, EUA/Reino Unido, 2013, 98 minutos, 16 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 21h20.

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