Sexta, 19 Abril 2024

Arte e ciência se encontram na exposição 'Da Ilha'

Arte e ciência se encontram na exposição 'Da Ilha'

Fotos: Luara Monteiro


Robalo, flecha, siri-azul, sururu, ostra do mangue, caranguejo-açú, camarão-lameirão. Espécies comuns na região da Ilha das Caieiras, esses frutos do mar estarão expostos não só nas panelas mas também no Museu do Pescador, por meio dos desenhos do artista Igor Maia, que realiza sua primeira exposição individual, Da Ilha, inaugurada nesta quinta-feira, 19h, e em exibição até o dia 6 de junho.


Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Estado (Ufes), Igor se interessou logo na graduação pelo desenho técnico, tipo de ilustração científica que detalha de forma didática estruturas biológicas de animais, plantas e outros seres vivos. Logo, o departamento de Biologia passou a ser seu segundo local de estudos, pesquisando no herbário e laboratórios para desenhar plantas, moluscos, aves, até chegar ao seu trabalho de graduação pesquisando a ilustração científica.


Mas na exposição, o artista vai além da questão técnica, buscando construir uma espécie de cartografia afetiva com a comunidade onde se localiza o Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio", também conhecido como Museu do Pescador.



"Com o projeto busquei representar as espécies da região, especialmente aquelas que são economicamente importantes para o bairro, conhecido por ser formado por pescadores e desfiadeiras e por ter um comércio de frutos do mar intenso".



Foi conversando com os pescadores e a comunidade que chegou-se aos seis animais a serem ilustrados para a exposição, muitos deles exportados para fora do bairro e presentes em pratos tradicionais da culinária do Espírito Santo, como a moqueca e a torta capixaba. 



Não só as espécies, mas também a relação com o meio ambiente e importância da preservação do manguezal são aspectos abordados durante as entrevistas e encontros de Igor com a comunidade. "Captei um pouco do olhar deles sobre o meio ambiente e a visão sobre a profissão", diz.



Assim, o artista busca usar a ilustração científica num contexto diferente do discurso científico institucionalizado, buscando outros sentidos artísticos e sensoriais para esse tipo de técnica. “Apesar de a ilustração científica estar presente, não estou interessado em chamar atenção para os aspectos biológicos e ecológicos de uma dada espécie ou buscando uma pretensa objetividade e eficiência, mas sim proponho suscitar um outro direcionamento e sentido para esse tipo de imagem: o de comunicar de uma forma afetiva com as pessoas”.


Para os desenhos, Igor Maia emprega materiais como nanquim, aquarela e lápis de cor, além de incluir no trabalho elementos que mostram seu processo de criação com testes de pigmentos, estudos, rascunhos e registros dos diálogos e conhecimentos da comunidade que vão dar origem ao trabalho final.


A exposição tem entrada gratuita e fica aberta de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, e nos sábados, domingos e feriados, em horário de 11h às 15h.


AGENDA CULTURAL


Exposição Da Ilha, de Igor Maia


Quando: abertura quinta-feira, 5 de março, 19h. Visitação até 06 de junho de 2020, de terça a sexta-feira, de 9h às 17h; sábado, domingos e feriados, das 11h às 15h.


Local: Museu do Pescador - Rua Felicidade Corrêa dos Santos, 1095 - Ilha das Caieiras, Vitória - ES 


Agendamento de visitas e mais informações - (27) 3132-8372.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/