Domingo, 28 Abril 2024

Artistas vão cobrar dos municípios plano de ação da lei Paulo Gustavo

aldir_blanc_leonardo_sa-4566 Leonardo Sá
Leonardo Sá

A ordem é cobrar e pressionar. Conforme discutido no primeiro ciclo temático organizado pelo Grito da Cultura, na última terça-feira (16), a classe artística capixaba de cada município irá procurar as secretarias de Cultura ou as secretarias cheias de "penduricalhos" nas quais a cultura é só mais um, para cobrar o envio do plano de ação para apreciação do Governo Federal, necessário para liberação dos recursos para editais da Lei Paulo Gustavo.

Nos municípios onde há Conselho Municipal de Cultura, a ideia é também buscar diálogo com os conselheiros e vereadores. O Grito da Cultura irá procurar, ainda, os deputados federais Helder Salomão (PT) e Jack Rocha (PT) para auxiliar nessa missão, e os deputados estaduais Camila Valadão (Psol), João Coser (PT) e Iriny Lopes (PT). Esta última, inclusive, preside a Comissão de Cultura e Comunicação Social da Assembleia Legislativa.

Esses parlamentares, afirma Karlili Trindade, integrante do Grito da Cultura, são os que mais demonstraram apoio às políticas públicas de culturais. Apesar da mobilização, ela afirma não haver a "ilusão" de achar que os 78 municípios enviarão o plano de ação, até porque, há alguns nos quais a cultura não aparece nem em meio aos "penduricalhos". A preocupação maior, destaca, é com as grandes cidades, pois "muitas cruzam os braços apesar de ter infraestrutura".

Consultas públicas

Um bom termômetro para saber quais são os municípios que ao menos parecem se mexer para fazer esse plano de ação são as consultas públicas, necessárias para ouvir a classe artística e elaborar a proposta a ser enviada para o Governo Federal. Alguns dos grandes municípios já abriram a consulta, como Cariacica e Vila Velha.

Gabinete Itinerante

Já a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) deu início, nessa segunda-feira (15), ao 4º Gabinete Itinerante da Cultura, com uma série de encontros em diversos municípios capixabas, sempre das 14h às 17h, a fim de mobilizar toda a população e promover uma escuta ativa, visando à implementação da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo. A atividade é fruto de uma articulação conjunta com o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (Forcult-ES).

Festival de Danças Populares

Divulgação

O Grupo Andora realiza, de 25 a 28 de maio, o 2º Festival de Danças Populares de Vitória, com apresentações de 20 grupos de dança no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), oficinas e performances em escolas. A programação é totalmente gratuita e pode ser acessada nas redes sociais do Grupo Andora.

Diversidade

O evento terá a participação de grupos de dança afro-brasileira, indígena, latina, nordestina, alemã, portuguesa, pomerana, pantaneira e de outras diversas expressões cênicas do Espírito Santo e de diferentes regiões do País. Prezar pela diversidade é uma importante escolha. Mostra aos capixabas culturas presentes em outros estados, a cultura capixaba para outros estados, e a cultura do Espírito Santo para o próprio Espírito Santo, que muitas vezes foca somente na divulgação e valorização de grupos folclóricos de origem europeia, sendo que nosso território também é negro e indígena.

Encerramento na Concha Acústica

O encerramento do Festival será no domingo (28), às 9h, na Concha Acústica do Parque Moscoso, Centro de Vitória, com a apresentação dos grupos Andora, Estirpe, Beatos de São Benedito, Rheinland, Imperial Português e Escola Livre de Dança da Ufes, do Espírito Santo; Cia Folclórica do Rio, do Rio de Janeiro; Vitória Régia, do Mato Grosso; Associação Cultural Maria Bonita, do Ceará; e Xique Xique, de Alagoas.

Cineclube Colorado

Estão abertas até 10 de junho, neste link, as inscrições para a 4ª Mostra Curta Colorado 2023, realizada pelo Cineclube Colorado. Poderão ser inscritos filmes de curta-metragem e videoclipes produzidos no Estado a partir de 2019. As produções devem ter duração máxima de 20 minutos, independente do gênero ou categoria. Os inscritos serão avaliados por um júri técnico e concorrerão a prêmios em dinheiro. Durante a Mostra, que ocorre de 9 a 11 de agosto, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, Cariacica, haverá também o júri popular.

Julho das Pretas

Acontecerá durante o mês de julho, o Julho das Pretas, agenda coletiva para fortalecimento de coletivos, organizações e movimentos que trabalham a pauta das mulheres negras. A programação contará com lives, rodas de conversa, apresentações culturais e aulões. As ações serão descentralizadas, com realização em diversos pontos da cidade, como o Território do Bem, Horto de Maruípe e Centro de Vitória.

Memória quilombola

Luan Volpato

Já está disponível para download gratuito no site da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, o livro Memórias do Caxambu Santa Cruz, de autoria de Genildo Coelho, Luan Faitanin Volpato e Rosângela Venturi Barros. O livro foi lançado com distribuição gratuita no último dia 13 de maio, durante a 135º edição da festa Raiar da Liberdade, realizada na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado.

Memória quilombola II

Memórias do Caxambu Santa Cruz traz relatos de idosos da comunidade de Monte Alegre, obtidos por meio do projeto Ponto de Memória Quilombola, através do qual participantes entre 60 e 96 anos contaram histórias e memórias a respeito da comunidade. A obra é de extrema importância para levar às pessoas o conhecimento a respeito do legado deixado por negros e negras no sul do Estado e que precisa ser preservado.

Pavão capixaba

A artista capixaba Andréa Espíndola irá expor a obra Olhares Românticos na 5ª edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), que tem como tema o centenário do cordel Romance do Pavão Misterioso, de autoria de José Camelo de Melo Rezene.

Em sua obra, Andréa leva para a cidade de Guarabira, na Paraíba, que sedia o evento, um pavão capixaba, com penas azul e rosa. O quadro ainda não pode ser divulgado, conforme regulamento do Festival, que selecionará quatro obras entre as cerca de 80 inscritas para premiação em dinheiro. O FIAN 2023  acontece de 24 a 27 de maio. 

Até a próxima coluna!

Email:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/