Segunda, 29 Abril 2024

As mensagens de ???Uma Garrafa no Mar de Gaza???

As mensagens de ???Uma Garrafa no Mar de Gaza???

O rumo incerto de se jogar uma garrafa com uma mensagem ao mar acabar chegando ao receptor ideal no longa Uma Garrafa no Mar de Gaza, do diretor Thierry Binist. Daí se inicia o diálogo entre pessoas que não teriam outra maneira de se comunicar. 

 
Tal (Agathe Bonitzer) é uma judia francesa de 17 anos que mora em Jerusalém com sua família. Desgostosa após ver a explosão de um camicase em um café de seu bairro, ela imprime todo o seu sentimento em forma de palavras. 
 



O destinatário é um alguém imaginário, mas palestino. E no contexto da carta vão suas interrogações e sua incompreensão, se recusando a admitir que o sentimento de ódio esteja presente entre palestinos e israelenses.
 
Naim (Mahmud Shalaby) é quem recebe a mensagem de Tal – que enviou também o seu endereço de e-mail. Ou seja, o diálogo que começa de uma maneira simples, por meio de uma mensagem escrita, encontra no advento da internet o seu elo.
 
Os personagens, porém, não estabelecem uma relação sociável de forma simplória. Eles são seres humanos, cheios de vivências e contradições. As mensagens são ácidas e até mesmo desconfiadas, o que não impede deles lidarem com a incerteza do desconhecido.
 
Com a constante troca de e-mails, os protagonistas tendem a reduzir a barreira que os separa – a ponto de contarem as experiências vividas nos dois lados da guerra. O filme, porém, não contextualiza, com clareza, o espectador do cenário histórico e político que permeia entre os dois povos envolvidos no conflito.
 
Thierry Binist teve a ideia de montar a produção cinematográfica a partir da leitura de um livro de Valerie Zenatti, em que o enredo traz uma sucessão de cartaz entre duas pessoas – entrelaçando a Palestina e Israel. A escritora, inclusive, colaborou com a adaptação do livro para os cinemas.
 
Serviço
Uma Garrafa no Mar de Gaza (Une bouteille a la mer, França/Canadá/Israel, 2011, 100 minutos, 12 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 19h15.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/