Terça, 30 Abril 2024

Associação cria site sobre Folia de Reis Missão Divina, de Cachoeiro

Folia-Misso-Divina---Foto-Luan-Volpato Luan Volpato

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense lança, neste sábado (7), um site sobre a Folia de Reis Missão Divina, do distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo. O lançamento será às 16h, na praça central de Burarama, em frente à Igreja São João Batista, e contará com uma apresentação do grupo no local. O site, que já está no ar e pode ser acessado nesta link, traz detalhes sobre o folguedo, como sua história, músicas, indumentárias e mestres.

Luan Volpato

O portal conta, ainda, com acervo de fotos e reportagens publicadas ao longo da trajetória da Folia de Reis Missão Divina, além disponibilizar para download quatro livros nos quais a história do grupo pode ser estudada: O Universo Mágico das Folias de Reis; Palavra de Mestre; Cultura Popular e Fésta: Fé e Festa. Também é possível aos internautas assistir ao documentário Os Quatro Reis do Sul. Portanto, um material de muito valor para preservação da memória da Missão Divina, visibilidade para o grupo e estudo sobre a cultura popular.

Quem é a Missão Divina

Luan Volpato

Burarama, embora formado por imigrantes italianos, é cercado por antigas fazendas cafeeiras do período escravocrata, próximas ao Quilombo Monte Alegre e a outras comunidades com expressiva população negra oriunda dessas fazendas. Entre as tradições de origem negra preservadas na região está a Folia de Reis. Uma delas é a Missão Divina.

Quem é a Missão Divina II

O curioso é que o grupo foi fundado por crianças que, no ciclo natalino, ao presenciar as jornadas dos grupos de folias de reis que passavam por sua comunidade, brincavam, imitando os foliões. Usavam latas e caixas de papelão como instrumentos musicais, máscaras e chapéus de jornal como fardamento, e saíam pelas ruas imitando as folias, até que seu período de férias escolares acabasse. Com o tempo e o incentivo dado às crianças, tanto por seus familiares como pela comunidade em geral, elas firmaram seu compromisso de fé aos Santos Reis Magos, e hoje, já adultas, mantêm a tradição.

Planos para o futuro

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense tem como plano criar sites específicos para cada um dos 22 grupos que fazem parte da entidade, que abarcam manifestações culturais como Bate Flechas de São Sebastião, Boi Pintadinho, Capoeira, Caxambu, Charola de São Sebastião, Folia de Reis, Maculelê, Puxada de Rede, Quadrilha e Samba de Roda. A coluna deseja sucesso nessa tão necessária e importante empreitada!

Lei Paulo Gustavo

A classe artística capixaba pode respirar um pouco mais aliviada. A Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo (Secult/ES) prorrogou o prazo de inscrição dos projetos referentes aos editais da Lei Paulo Gustavo. O término, previsto para essa segunda-feira (6), agora será na próxima quinta-feira (12).

Grande Vitória

Na Grande Vitória, três dos principais municípios, Cariacica, Vila Velha e Vitória, já divulgaram editais da Lei Paulo Gustavo. Em Cariacica, foi publicado no Diário Oficial o edital para pareceristas, que gerou questionamentos da classe artística, pois as inscrições devem ser feitas presencialmente, sendo que há plataformas virtuais, como o Mapa Cultural, que podem servir para isso. O proponente do projeto terá que imprimir uma baita papelada, com projeto, currículos, cartas de anuência e portfólio. No caso deste último, que normalmente tem links para encaminhar para sites profissionais e reportagens, como a banca avaliadora vai acessar?

Não surpreendeu

Na ocasião da exoneração de Alvarito Mendes Filho da secretaria de Cultura de Cariacica e nomeação do atual secretário, Paulo Roberto de Oliveira, que é o terceiro gestor da pasta em três anos, a coluna demonstrou preocupação com o troca troca de secretários em um contexto no qual é preciso implementar políticas que foram conquistadas com muita mobilização da classe artística, como a lei Paulo Gustavo. Também destacou que o novo gestor não é da área da cultura, mas talvez pudesse surpreender, portanto, era preciso aguardar para ver no que vai dar. Já é possível ver que não surpreendeu.

Feira Literária da Mulher Capixaba

A escritora Luciana Santos organiza a I Feira Literária da Mulher Capixaba, que será entre a próxima quinta e domingo (12 a 15), no Boulevard Shopping Vila Velha. O evento, que prevê a participação de 70 autoras capixabas, está dividido por dias temáticos. O primeiro tem como foco a literatura infantil. O segundo traz temáticas antirracistas e sobre a comunidade LGBTQIA+. O terceiro contempla escritoras acadêmicas e as que fazem parte de coletivos literários. O último dá protagonismo para as que são professoras.

Documentário

Divulgação

Karol Felicio deu início às gravações do documentário Travessia - O parto à margem no Rio Piraquê-Açu, filmado em Aracruz, norte do Estado. A obra audiovisual vai destacar a relação das mulheres indígenas das aldeias com o parto. Entre as primeiras imagens registradas está a do parto de Ara Poty, indígena que será personagem do documentário, e o benzimento de sua criança por uma anciã da aldeia Rio Piraquê-Açu. "Dirigi 120 km até Aracruz e registrei o momento do nascimento do bebê, tradição que vem se perdendo ao longo dos anos", explica Karol. A segunda parte da gravação do documentário está prevista para acontecer entre os próximos dias 15 e 26.

Novos membros

A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) ganhou três novos integrantes neste mês de outubro. Foram eleitos, nessa quarta-feira (4), o padre José Carlos Ferreira da Silva e as professoras Maikely Teixeira Colombini e Olivia Batista de Avelar. Eles serão empossados no dia 22 de novembro.

Nomeada

Leonardo Sá

Em agosto, Século Diário anunciou em primeira mão a escolha do nome de Célia Tavares para a coordenação do escritório do Ministério da Cultura (Minc) no Espírito Santo. Nessa sexta-feira (6), sua nomeação foi finalmente publicada no Diário Oficial da União. A criação dos escritórios como unidades descentralizadoras está prevista no Decreto 11.336, de 1º de janeiro deste ano, possibilitando, conforme afirma Célia, a mediação entre os municípios, estado e a sociedade civil e o Minc, além de dar suporte logístico e operacional para as políticas de cultura.

Até a próxima Coluna!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/