Sábado, 11 Mai 2024

Auto de Frei Palácios volta a ser apresentado neste sábado

Auto de Frei Palácios volta a ser apresentado neste sábado
“Nosso espetáculo é sobre fé e equilíbrio, além de ser uma aula de história ao ar livre”. Essas são as palavras de Marco Ortiz, diretor do espetáculo O Auto de Frei Pedro Palácios.  O naturalista, conhecido pelo restaurante Sol da Terra, é também o idealizador desse espetáculo multimídia que começou a ser encenado em Vila Velha na década de 1980, mas que ultimamente tem encontrado dificuldade para se reinserir na programação cultural da cidade.
 
“Ficamos mais de sete anos sem apresentar o auto por falta de interesse da prefeitura e do governo do Estado, que não reconhecem a qualidade e a importância do auto, que além de uma mensagem de paz também faz um detalhado resgate histórico”, diz Marco Ortiz.
 
Depois de muita resistência e dedicação, o diretor conseguiu apoio logístico da Prefeitura de Vila Velha e por meio de um edital de Autos Populares, a peça também será patrocinada pelo governo do Estado.
 
 
A apresentação do Auto de Frei Pedro Palácios será neste sábado (15), a partir das 19 horas, próximo à Gruta do Convento da Penha, na Prainha, em Vila Velha. Marco espera que esta seja a primeira de muitas apresentações ao longo do ano e também que o auto volte a integrar a programação da Festa da Penha. A apresentação já havia se tornado tradicional durante os festejos e reunia milhares de pessoas.
 
Marco conta que esse grande público que costumava assistir ao espetáculo, que a cada ano se renovava, sente muita falta do auto e sempre o questiona sobre o retorno das apresentações. “Espero que essa apresentação sirva de incentivo para retornamos a programação da Festa da Penha e continuarmos passando a nossa mensagem para muitas pessoas". Ele espera também que a apresentação evite que o grupo fique "mendigando" patrocínio. 
 
O Auto de Frei Pedro Palácio reúne mais de cem artistas, entre eles índios guaranis, grupos de dança, músicos, coral e capoeiristas. A encenação do Auto está sendo organizada pelo Grupo Sol da Terra. Ortiz também conta que devido a esse grande número de pessoas envolvidas, os ensaios precisam ser à noite, único período que é possível reunir todo o grupo. 
 
 
Foram mais de um mês de ensaios, “uma maratona de muita dedicação”, diz o diretor. O espetáculo é composto por 8 atos que foram ensaiados separadamente e depois reunidos fazendo as devidas junções. Jerônimo Vieira veio do Ceará especialmente para fazer a direção artística do elenco. Para Marco Ortiz, a experiência foi muito estimulante e produtiva.
 
“Juntos, nós desenvolvemos uma técnica de teatro brechiano, na qual os atores deixam o personagem e passam uma mensagem para o público”, conta Marco. Ele também diz que o espetáculo fala de preservação ambiental, importância do equilíbrio, da fé, de se fazer o bem e, além disso, sempre são abordados os temas da Campanha da Fraternidade, que este ano é Tráfico de Pessoas. 
 
Marco acredita que o teatro é uma forma de aprendizagem também, por isso sua história  é focalizada na pesquisa histórica, que começa desde o início da colonização, com a achegada dos portugueses, até a construção do convento da Penha, grande sonho do Frei. “O público se identifica com a historia e aprende tabém”, diz Marco. E esse retorno do público é o que lhe incentiva a continuar correndo atrás de apoio para manter as apresentações.
 
Serviço
O espetáculo Auto do Frei Pedro Palácio será encenado neste sábado (15), as 19h, na Gruta do Convento da Penha. Entrada Franca.
  

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/