
Quem já foi na “Cachaçada” sabe como funciona: música ao vivo, pausas para escritores recitarem seus escritos, conversas e drinks temáticos homenageando os dez escritores convidados de cada edição. A ideia nasceu da proposta de reunir escritores diversos, das mais variadas gerações, e fazer reverberar suas produções, além de fortalecer a produção local e, claro, mostrar ao público que o Espírito Santo tem movimentado muito bem sua cena literária.
“Nosso objetivo é promover o encontro entre escritores diferentes e que geralmente não estariam reunidos em um mesmo lugar. Queremos fazer dessa reunião um momento informal, descontraído, além de levar a literatura para lugares inusitados para que ela ocupe o espaço que merece. Acredito que estamos no caminho certo pelo retorno carinhoso que estamos recebendo”, detalha Lívia Corbellari, uma das produtoras da Cachaçada.
Lívia é quem está por trás do blog literário Livros por Lívia, apoiador do evento juntamente com o Guanaaní Hostel. Na organização estão as escritoras Aline Dias, Sarah Vervloet e o escritor João Chagas. As editoras Cousa e Pedregulho também entram nessa articulação que já começa a ser vista como uma festa literária.

Além de Bernadette, os outros escritores convidados são Anne Ventura, Ingrid Carrafa, Maria Gabriela Verediano, Milena Paixão, Orlando Lopes, Lucas dos Passos, Wagner Silva Gomes, Waldo Motta e Sidney Spacini. Uma mistura de veteranos e recém-atuantes na cena literária local. Já na música quem se apresenta é Juliano Rabujah. A atriz Camila dos Reis também fará performance no evento.
Vale destacar que os livros dos autores estarão disponíveis para venda e quem comprar ganha desconto nas bebidas.
Serviço
A Cachaçada Literária acontece neste domingo (17), das 15h às 21h, no Guanaaní Hostel – rua Cel. Monjardim, 49, Centro de Vitória. A entrada custa R$ 5,00.