Sexta, 26 Abril 2024

Caminho das lembranças

Caminho das lembranças

 

Nos poucos quadros na parede da Galeria Homero Massena, uma série de desenhos mostra traços finos e composições minúsculas, que se misturam com palavras recortadas, datilografadas e escritas à mão livre. Tudo muito sutil e delicado como a própria artista, a jovem Polliana Dalla, que finaliza a montagem da sua primeira exposição solo, que será aberta nesta quinta-feira (2).



Intitulada 'e você sai caminhando em dia vermelho', a artista explica que o projeto começou quando ela resolveu revisitar o trajeto entre Domingos Martins e Santa Leopoldina todo a pé. “Estive nesses lugares quando criança e sempre de carro. Ano passado voltei a eles com outro olhar, pude perceber novas paisagens. Foi uma experiência totalmente diferente”, define Polliana.



Ao longo desse percurso, ela foi deixando pequenas caixas e dentro delas escreveu memórias relacionadas com o local. O desenho unido à palavra é a forma usada para registrar as lembranças e recontar as sensações e pensamentos durante a caminhada. “Ainda não está tudo pronto, estou fazendo mais nove caixas com novas memórias para a exposição”, conta.



Estudante do curso de Artes da Ufes, Polliana tem uma pesquisa na área de desenho que já dura três anos. “No começo eu só desenhava, mas depois passei a recortar palavras de livros e juntando-as com outras para formar novas frases. Até nascer a vontade de criar meus próprios textos”, explica. Assim como no desenho, sua relação com a literatura vem desde pequena, quando ainda era apenas leitora.



Os primeiros livros usados nesses ensaios com a escrita foram Dom Quixote De La Mancha (1605), de Miguel de Cervantes, e os contos árabes de As Mil e Uma Noites. Porém, para 'e você sai caminhando em dia vermelho', Polliana escolheu outros livros para compor suas poesias.



Estão presentes recortes de Os Detetives Selvagens (1998), de Roberto Bolaño, No Caminho de Swann, de Marcel Proust (1913), e Jogo da Amarelinha (1963), de Julio Cortázar. “São livros que eu me identifico muito, mas depois percebi que todos eles falam do deslocamento e possuem personagens que estão procurando alguma coisa e estão em movimento”.



Serviço

A exposição 'e você sai caminhando em dia vermelho' será aberta nesta quinta-feira (2), às 19h, na Galeria Homero Massena. R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h. Bate-papo com a artista dia 4 de setembro, às 19h. Entrada franca. Até 14 de setembro. Informações: 3223- 5590 e 3132-8395.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/