Quinta, 25 Abril 2024

Cine.Ema disponibiliza online 20 filmes sobre meio ambiente

cineema_divulgacao Divulgação/ Cine.Ema

Filmes, debates, concurso, encontros, prêmios e o lançamento de uma websérie online são parte da 6ª edição do Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo, cuja cerimônia de lançamento acontece na noite desta segunda-feira (5), às 19h, pelo site www.cineema.com.br. Logo após a inauguração, que terá um painel com o tema "Nossa natureza na tela", serão disponibilizados online os filmes que compõem as mostras Cine.Ema e Cine.Eminha, esta com temática infantil. Os vídeos ficam disponíveis até dia 9 de novembro.

A mostra competitiva, que tem caráter nacional, inclui 16 curta-metragens com temática ambiental em diferentes gêneros como documentário, ficção e animação. Haverá premiação das melhores obras por meio de avaliação do júri técnico e também por voto popular por meio da internet. A mostra Cine.Eminha, não-competitiva, possui quatro obras disponíveis. Todos os vídeos ficam disponíveis até dia 9 de novembro no site oficial.

O nome do evento remete à Pedra da Ema, monumento natural do distrito rural de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, onde o festival teve início. A mostra expandiu-se também para edições na Reserva Águia Branca, localizada em Vargem Alta. A data de inauguração é justamente o Dia da Ave, já que a edição faz referência a esta reserva de mata atlântica que abriga mais de 350 espécies de aves.

Na palestra de abertura participam Fernanda Kopanakis, realizadora do Cine Amazônia, Estevão Ciavatta, diretor do Filme Amazônia Sociedade Anônima, e Solange Alboreda, uma das curadoras do Cine.Ema. Ainda durante a inauguração, serão anunciados os vencedores do concurso de vídeos realizado pelo festival.

A programação do evento inclui momento de bate-papo online com os diretores e realizadores dos filmes da mostra Cine.Eminha (12 de outubro) e Cine.Ema (26 de outubro), além de um momento de debate com observadores de aves (8 de novembro). O festival também lançará a websérie Aves da Montanha, com seis episódios semanais que apresentam espécies de aves encontradas da Reserva Águia Branca, a serem publicados no Instagram @cine.emafestival.

O encerramento acontece no dia 9 de novembro, com a cerimônia de premiação dos vencedores, com prêmios em dinheiro para os três mais bem avaliados pelo júri técnico e o campeão pelo júri popular.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/