Segunda, 29 Abril 2024

Cine Expurga Homero Massena bota a arte na rua

Cine Expurga Homero Massena bota a arte na rua

Se lugar de quadro fosse na exposição, o Dia Internacional dos Museus deveria ser comemorado só, e somente só, nesses fechados ambientes mundo a fora. O Cine Expurga Homero Massena vai de encontro a essa ideia para produzir e manter a movimentação cultural no centro histórico de Vitória.

 
A Galeria Homero Massena faz parte do eixo de museus situados no Centro - além dela se destacam o Palácio Anchieta e o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) - e neste sábado (18) irá fazer da rua a sua extensão: atrações musicais, intervenções urbanas e mostra audiovisual integram a programação.
 



O evento faz parte da 11ª Semana de Museus, uma ação nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As comemorações giram em torno de uma temática: Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. Além disso, as atividades culturais estão sendo difundidas por 535 cidades brasileiras. No Espírito Santo, participam 24 museus espalhados por 12 municípios, de norte a sul do estado.
 
O Coletivo Expurgação vai sair da Rua Nestor Gomes, onde está sediado, para subir a escadaria Maria Ortiz e contribuir com a realização do evento. Francisco Neto (Chicow), um dos expurgadores, destaca como o bairro está interligado às artes. “Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil, e o Centro é o grande palco dessa história, expressada pela arte presente na arquitetura, nos parques, praças, nas pessoas, nas rodas de samba, nos bares, eventos e espaços culturais”, fala.
 
Coletivo de artistas fundado em 2007, o Expurgação atua em várias vertentes de produção cultural da cidade. Com a proposta de expandir a consciência em relação à cultura, cada expurgador é comprometido em movimentar o cenário cultural capixaba: seja através da música, de conteúdos audiovisuais ou de intervenções em espaços públicos.
 
As atrações do Cine Expurga Homero Massena fazem com que o sábado efervesça ainda mais. O primeiro dia do fim de semana também é dia de Samba da Xepa, na Rua Sete de Setembro, uma de tantas outras manifestações populares que são realizadas pelas redondezas.
 
Entre as intervenções de graffiti ou performances artísticas, além da discotecagem e do mapeamento de vídeo - projeção de imagens por meio de software em uma superfície qualquer - tem lugar também para a banda Vitrola de 3. Caetano Monteiro, baterista do grupo e morador do Centro, ressalta o porquê que a rua é o ambiente ideal para se comemorar o dia do “reduto da arte”.
 
“A rua tem uma dualidade interessante. É tão repressora quanto libertadora. Um espaço público que parece não ser feito para o público, e a vontade de transcender que emerge a partir dessa angústia. E isso é um cardápio farto para a arte”, comenta.
 
O evento também conta com a exibição de vídeos: alguns produzidos por membros do Expurgação e outros são históricas imagens do arquivo da Galeria Homero Massena, conteúdo produzido para rememorar as atividades artísticas desenvolvidas dentro do espaço da galeria.
 



Se há pessoas que reclamam que a produção de cultura na cidade é mínima, há também aquelas que se tornam personagens na construção desse cenário cultural – e no Centro as possibilidades são inúmeras, do Carlos Gomes até a mais nova atração do bairro: a festa Pindorama, que será realizada nessa sexta (17) - confira matéria nesta edição.
 
O sábado é dia para os atores da vida cotidiana que fazem do centro histórico um espaço de ebulição. É o momento de gastar a sola no asfalto da Rua Pedro Palácios.
 
Serviço
O Cine Expurga Homero Massena acontece neste sábado (18), a partir das 16h, em frente à Galeria Homero Massena. R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória. Informações: (27) 3026-0998. Entrada franca. Confira a programação no vídeo acima.
 
Saiba mais!

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/