
A 1ª Semana Cineclubista Capixaba vai exibir pela primeira vez em Vitória o documentário Plano B. Dirigido por Getsemane Silva, o filme procura entender a produção e o desaparecimento do curta-metragem Brasília – Contradições de uma Cidade Nova, que foi exibido apenas uma vez em 1967 e depois proibido pelos patrocinadores por revelar a pobreza da cidade, as vésperas da inauguração da capital.
Para proteger a cópia, o diretor do curta, Joaquim Pedro de Andrade, escondeu o filme. Apenas depois de 40 anos, a obra foi encontrada e restaurada e o seu conteúdo se revela ainda atual, mostrando uma cidade construída exclusivamente para a classe média e que excluía os mais pobres.
Em 2012, uma outra equipe de cinema decide começar a produção do documentário Plano B para resgatar essa história que foi abafada na época e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido. O documentário traz entrevistas com operários que participaram da construção da cidade e também refilma alguns planos do filme original.
Plano B procura contribuir com um olhar crítico acerca da construção de Brasília e da história do Brasil. A obra já foi exibido no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e premiado com o troféu da Câmara Legislativa de Melhor Filme Brasiliense e de Melhor Montagem pelo júri oficial.
Ao final da sessão haverá um debate com a presença do produtor audiovisual Tião Xará, que irá discutir o cineclubismo como enfrentamento da censura e as lutas pela liberdade de expressão e em defesa do Cinema Brasileiro.
Serviço
O documentário Plano B será exibido nesta quinta-feira (15), às 19h, no Cine Metrópolis. A sessão faz parte da 1ª Semana Cineclubista Capixaba, que segue até sexta-feira (16), sempre no mesmo horário. Mais informações aqui