sábado, janeiro 24, 2026
26.9 C
Vitória
sábado, janeiro 24, 2026
sábado, janeiro 24, 2026

Leia Também:

Cineclube Sarau da Barão estreia parceria com o Circuito Embaúba

Mais: circulação de filmes; seleção de curta-metragens; e exposição em Cariacica

O Cineclube Sarau da Barão realiza, na próxima quarta-feira (28), às 19h30, no Espaço Thelema, Centro de Vitória, a sessão de estreia de sua parceria com o Circuito Embaúba, iniciativa dedicada à circulação de filmes autorais brasileiros em territórios onde o cinema nacional raramente chega pelos meios tradicionais de distribuição. A obra a ser exibida é Abre Alas, dirigido por Ursula Rösele, que reúne sete mulheres, entre 53 e 85 anos, que compartilham relatos sobre os silêncios vividos ao longo da vida.

Divulgação

Em um único cenário, as narrativas se desdobram em performances criadas a partir de seus próprios depoimentos, articulando memória, corpo e escuta. Segundo a produtora cultural do cineclube, após a exibição haverá roda de conversa, com protagonismo das mulheres. “Todas nós, em algum momento da vida, já nos sentimos silenciadas”, ressalta.

Surgimento da parceria

Tanto o Cineclube Sarau da Barão quanto a Thelema, recorda Ruth, vêm fazendo parcerias para exibição de filmes, como a realizada com o Ministério dos Direitos Humanos. Quando surgiu a oportunidade de se inscrever no Circuito Embaúba não pensaram duas vezes, e foram selecionados. “É muito bacana, pois o Cine Sarau começou em 2025, está se fortalecendo. A gente foi concebido através de uma lei de incentivo à cultura e a parceria com o Embaúba garante a continuidade do cineclube para além dos editais”, conta.

O Circuito

O Circuito Embaúba tem como proposta fazer com que os novos lançamentos da Embaúba, uma produtora independente, possam chegar a um circuito alternativo. Para isso, dialoga diretamente com cineclubes, escolas, universidades e outros espaços de exibição independentes, localizados em cidades em que não há perspectiva de estreia comercial.  

O Sarau

O Cineclube Sarau da Barão nasceu a partir do Sarau da Barão, criado em 2025 por Ruth, portanto, com 11 anos de estrada. O Sarau acontece toda primeira quinta-feira do mês na Rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória. É um ponto de encontro de escritores, poetas, artistas em geral e apreciadores da literatura. Os encontros são sempre gratuitos e abertos ao público.

Seleção de filmes

Vitor Taveira

Outro cineclube que está com novidades é o El Caracol, que abriu inscrições para curtas-metragens latino-americanos a serem exibidos na temporada Cine Callejero 2026, uma mostra que ocupará espaços públicos e comunitários do Centro de Vitória com sessões gratuitas de cinema ao ar livre. A iniciativa selecionará cerca de 20 obras, que integrarão quatro sessões realizadas entre abril e julho de 2026. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário online, a ser preenchido até o dia 20 de fevereiro. 

Democratização do cinema

A proposta do projeto é democratizar o acesso ao cinema latino-americano contemporâneo e promover encontros entre territórios e culturas diversas, distintas em suas experiências, mas profundamente conectadas. De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana GB, o Cineclube El Caracol, atuante desde 2014, busca fortalecer o pensamento crítico, a integração latino-americana e a ocupação de espaços públicos por meio do audiovisual. “A ideia é fazer uma ponte, através do cinema, entre Vitória e a América Latina. Para isso, está aberta uma convocatória para que os realizadores enviem seus curtas, ampliando possibilidades”, afirma.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever realizadores individuais, coletivos, produtoras ou representantes legais das obras de gêneros como ficção, documentário, animação e experimental/videoarte. Serão aceitos curtas gravados e produzidos em países da América Latina, com duração máxima de 25 minutos, lançados a partir de 2023, com classificação indicativa até 14 anos. As obras devem abordar temas relacionados à urbanidade e suas diversidades, como migração, infâncias, meio ambiente, diversidade cultural, sexual, étnica e racial, entre outras perspectivas que atravessam o cotidiano das cidades. Obras faladas em idioma estrangeiro devem conter legenda obrigatória em português.

Critérios de seleção

O resultado da seleção será divulgado em 20 de março, e as exibições ocorrerão em pontos simbólicos do Centro de Vitória, como o Viaduto Caramuru, a Rua Sete, a Praça do Carmo e a Quadra da Piedade. Ao todo serão quatro sessões públicas, com três a cinco curtas em cada, totalizando aproximadamente 20 obras exibidas e posteriormente discutidas pelo público presente, como é característica do movimento cineclubista. A seleção será realizada pela curadoria e programação do projeto Cine Callejero, que levará em conta critérios como qualidade artística e técnica, diversidade de linguagens e formatos, relevância temática, adequação à proposta do cineclube e ao público, além da viabilidade técnica de exibição.

Exposição em Cariacica

No dia 3 de fevereiro, às 19h, na Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, Cariacica, tem início a exposição do projeto Mulheres de Cariacica: Arte e Literatura em Tela, idealizado por Kelly Rocha. Serão expostas pinturas em tela que retratam as mulheres que fazem parte da Academia Cariaciquense de Letras, destacando seu papel essencial na construção da identidade cultural e literária do município.

Até a próxima coluna!

Email: [email protected]   

Mais Lidas