Segunda, 06 Mai 2024

Circuito de capoeira promove troca de conhecimentos

Circuito de capoeira promove troca de conhecimentos

 



Foram 200 crianças em Jaguaré, no norte do estado, 700 pessoas em Campo Grande, Cariacica, e 150 em Guarapari, na Praia das Castanheiras. A ampla adesão foi o saldo do Circuito Internacional da Acapoeira, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de dezembro, percorrendo os três municípios. Muitos mestre e professores participaram do circuito.
 
Três vieram do exterior. Radicado há mais de 30 anos em Los Angeles (EUA), Mestre Preguiça compareceu; da Bélgica, onde vive há mais de 20 anos, veio Mestre Niltinho; e da Espanha, o Professor Bala, de Madri. Capoeiristas brasileiros também estiveram presentes: Mestre Tucano Preto (São Paulo); Mestre Gororoba (Rio Grande do Sul); Professor Rafael (Rio de Janeiro); Professor Sururu (Minas Gerais).
 
Mestre Clebão (de Montanha, onde toca o Projeto Vida), Professor Macarrão (Aracruz) e contramestre Renan (Vila Velha) foram os capixabas presentes. A organização do encontro ficou a cargo da Professora Baixinha (Cariacica), Cota (Guarapari) e Professor Soneca e Mestre Capixaba (ambos de Jaguaré).
 


O Circuito começou no dia 20 em Jaguaré; as crianças são do projeto Capoeira na Escola. Nos dias 21 e 22 o evento seguiu para Campo Grande, que aquele gente toda em um aulão. No dia 22, houve batizado em entrega de cordas no calçadão da Praia das Castanheiras. Tudo terminou numa imensa e alegre roda, tradição preservada há mais de 30 anos.
 
O objetivo do circuito é promover o saudável intercâmbio internacional entre mestres, professores e alunos e proporcionar essa troca de conhecimento aos capixabas. Mas além, o circuito também promove a integração de projetos de perfil socioeducativo.
 
“Há décadas a capoeira é instrumento para iniciativas de inclusão social, um trabalho que não apenas o Brasil conhece. Os benefícios sociais da capoeira já se espalharam para o resto do mundo. Principalmente na educação”, diz Mestre Capixaba.
 
O Circuito Internacional da Acapoeira teve apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e das prefeituras de Jaguaré, Cariacica e Guarapari. Nos locais do evento, Capixaba homenageou os deputados Sérgio Borges e Marcelo Santos (ambos do PMDB), que muito contribuíram para a realização do evento.
 
A próxima empreitada da Acapoeira está marcada para agosto de 2013, em Conceição da Barra, quando entre os dias 21 e 25 acontece o Encontro Internacional e Jogos Abertos de Itaúnas.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/